Você já passou um fim de semana inteiro assistindo vários episódios em sequência de alguma série? Se a sua resposta é um “sim”, saiba que você definitivamente não está sozinho! Cerca de 61% dos usuários de serviços de streaming costumam assistir regularmente, de acordo com uma pesquisa realizada em nome da Netflix.

A pesquisa, que definiu o significado de “maratonar” como assistir entre dois a seis episódios de uma série de uma só vez, descobriu que a maioria das pessoas tinha sentimentos positivos sobre seu nível de consumo. No entanto, alguns especialistas não têm tanta certeza de que maratonar séries pode ser considerado um hábito saudável para o cérebro ou o corpo. Mas, será que isso pode ser prejudicial à saúde? Continue lendo para saber os efeitos que as maratonas de séries podem desempenhar no corpo!

Privação do sono

maratonar series pode ser prejudicial a saude 1

Os serviços de streaming foram projetados para manter o usuário na plataforma pelo maior tempo possível, reproduzindo automaticamente o próximo episódio ou exibindo imediatamente recomendações sobre o que assistir depois de terminar um determinado programa. O problema de toda essa comodidade é que, para o espectador, isso resulta em uma quantidade significativa de sono perdido.

Vale destacar que é aconselhável que você durma de 7 a 8 horas por dia e, obviamente, dormir bem é extremamente importante (basta perguntar a qualquer estudante universitário). O sono é um momento importante para o corpo no qual o cérebro se recupera após um árduo dia de trabalho. A falta de sono pode enfraquecer o sistema imunológico e afetar a saúde do coração. Pode também prejudicar o cérebro, reduzindo a cognição e sua capacidade de consolidar a memória, além de desencadear ansiedade e depressão.

Vale destacar que não é apenas a quantidade de sono que dormimos que tem que ser levada em conta. Na prática, a qualidade do sono também importa! De fato, um estudo constatou que aqueles que maratonavam séries com mais frequência apresentavam pior qualidade do sono. Acredita-se que isso tem a ver com o fato de que a excitação mental que sentimos assistindo TV não contribui para um sono tranquilo.

Ganho de peso

maratonar series pode ser prejudicial a saude 2

Ficar sentado ou deitado e assistir TV por longas horas contribui para o sedentarismo, que por sua vez pode levar ao ganho de peso. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Universidade de Harvard em 1985 já vinculava a TV à obesidade em crianças e adolescentes. Para cada hora extra de TV assistida, houve um aumento de 2% na prevalência de obesidade, segundo o estudo. Desde então, mais pesquisas concluíram que muita TV pode colocar crianças e adultos em risco de obesidade.

Quanto mais tempo passamos na frente da TV, menos tempo passamos pelo mundo externo. Dessa forma, perdemos um tempo precioso que poderíamos estar exercitando, andando ou apenas movendo nossos músculos. O risco de peso aumenta quando consideramos que a maioria das pessoas trabalha em uma mesa, sentada na frente de seus computadores, fazendo com que suas vidas sejam bastante sedentárias.

As vantagens de maratonar séries

maratonar series pode ser prejudicial a saude 3

Embora seja verdade que existam evidências crescentes de que toda essa compulsão relacionada às maratonas de séries não é boa para nós, os resultados nem sempre são tão sombrios. Por incrível que pareça, as maratonas podem, ocasionalmente, trazer alguns benefícios. Por exemplo, para muitas pessoas, maratonar séries é uma verdadeira atividade social, pois ela dá às pessoas algo para conversar em festas, com amigos, ou até mesmo no Twitter.

De fato, as séries mais populares costumam reunir fãs dedicados à criação de teorias e memes, o que contribui para a socialização de pessoas com um interesse em comum. Essa interação, principalmente online, pode criar um senso de comunidade para muitos. Assim, os fãs podem até combinar de ir a festas onde as pessoas podem assistir programas juntos e depois discutir o que acabaram de acompanhar.

Para outros, uma maratona de séries pode ser algo simplesmente relaxante. Após um longo dia, algumas horas assistindo uma série de comédia em qualquer plataforma de streaming pode aliviar o estresse de um longo dia, literalmente. Um estudo acompanhou 240 pessoas durante maratonas de séries e registrou seus níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse. Os pesquisadores observaram que algumas pessoas apresentaram baixos níveis de estresse após essas longas sessões de entretenimento.

No fim das contas, tudo depende de você

maratonar series pode ser prejudicial a saude 4

Embora tenha suas vantagens e desvantagens, o fato é que não há uma resposta objetiva para indicar se as maratonas de séries são “boas” ou “ruins” para a saúde. Assim como muitas outras coisas na vida, a chave é a moderação. Assistir à TV pode ser relaxante, mas apenas se isso não o impedir de se exercitar, cuidar da sua saúde e cumprir suas responsabilidades sociais. Sendo assim, assistir vários episódios de uma determinada série com moderação e de vez em quando, pode realmente fazer algo de bom para a mente.

Todas as evidências apresentadas aqui revelam os dois lados da moeda, de modo que, enquanto as maratonas ajudam alguns a relaxar por um tempo em meio ao estresse mundano, outras pesquisas mostram uma correlação entre essas longas sessões com problemas de saúde e bem-estar. No entanto, correlação não é causalidade. As repercussões na saúde mental dos maratonistas podem ser indicativos de outros problemas subjacentes (daí a necessidade de procurar ajuda médica em casos mais graves).

Caso você sofra com algum tipo de “obsessão” com as maratonas de séries, saiba que definir um alarme, instruir os amigos a não encorajarem a ver algo na Netflix ou simplesmente desativar o recurso de reprodução automática (sim, você pode fazer isso) pode ajudar. Alguns pesquisadores já chegaram a pedir que as plataformas de streaming exibissem um aviso aos usuários após um certo número de episódios assistidos em sequência.

Em resumo, é você mesmo quem deve se monitorar para saber se as maratonas de séries estão lhe causando algum problema, seja ele físico ou mental. Agora, se você me dá licença, preciso voltar a maratonar alguns episódios de The Office.

E você, gosta de maratonar séries? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!