Em 1970 o mundo se despedia de uma das bandas que mudou completamente a história da música. Os Beatles estavam se separando, após períodos conturbados e cheios de brigas internas. Mas, com o fim da banda, veio também um último álbum chamado Let It Be, e um documentário de mesmo nome. Em 2020, tanto o álbum quanto o fim da banda completam seus 50 anos. Então, nada mais justo do que trazer algumas curiosidades sobre um dos álbuns mais memoráveis dos garotos de Liverpool. Sente-se na cadeira de forma confortável e prepare-se para as…

Curiosidades Sobre O Álbum Let It Be dos Beatles

Let It Be

  • Começando pelo nome do álbum. O registro leve o nome Let It Be, mesmo nome da música escrita por Paul inspirada por um sonho que teve com sua mãe. Porém, inicialmente a ideia era que o disco fosse chamado de Get Back, dando uma ideia de retorno às origens. A mudança de nomes é bastante simbólica, saindo de “Retorne” para “Deixe estar”.
  • O disco foi gravado em meio o pior clima que a banda já teve. George Harrison já havia anunciado a saída da banda; John Lennon, indiferente, teria sugerido que Eric Clapton participasse no lugar de George, o que Paul recusou de cara; Lennon também quis dispensar George Martin, o grande produtor que, até então, esteve com a banda em todos os grandes álbuns anteriores. Lennon teria dito a Martin “Dessa vez queremos um disco honesto e não mais uma daquelas porcarias que você faz!”. Em entrevista, Martin afirmou: “Engoli a seco. Queria responder que todos os outros discos dos Beatles pareciam mais honestos do que esse”.
  • John Lennon conseguiu outro produtor que teria prometido aos Beatles e a Martin que teriam o melhor estúdio do mundo. Mas chegando lá… “A mesa de mixagem era feita de madeira velha e um osciloscópio antigo, e os 72 canais prometidos por Magic Alex, eram só 16 canais. O local não tinha paredes isoladas de som e era possível ouvir o barulho dos canos, das tubulações e o ronco do ar condicionado”, contou George Martin.
  • Após tantas discussões, Martin desistiu de trabalhar com a banda, pois afirmou não aguentar mais brigas e falta de consenso. O produtor escolhido para substituí-lo foi Phil Spector. Porém, ao final, Paul odiou completamente a mixagem final de Let It Be.

Let It Be

  • O disco foi lançado juntamente de um documentário de mesmo nome. Nele, podemos ver a gravação das músicas deste álbum e do Abbey Road, álbum lançado anteriormente.
  • Dentro do documentário está registrado o show feito pela banda no telhado dos estúdios da Apple. Esta foi a última apresentação dos Beatles juntos.
  • O documentário ganhou no ano seguinte, 1971, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Adaptada. Pois é, até separados, eles são premiados.
  • Apesar de ter sido lançado após o Abbey Road, as músicas do Abbey Road foram gravadas após as do Let It Be.
Mas e você? Curte o Let It Be? Qual seu álbum favorito dos Beatles? Queremos saber, então comente! 😀