Nesse período de isolamento social e quarentena, tenho aproveitado meu tempo me dividindo entre livros e jogos. E um dos livros que li recentemente foi O Café da Manhã dos Campeões, escrito pelo autor Kurt Vonnegut. Foi uma experiência completamente diferente de tudo que eu já havia lido. Isso porque, Kurt possui uma forma de escrita muito única, sempre fazendo uso de sarcasmo e, neste livro em específico, apresentando ilustrações suas sobre coisas do cotidiano, como se fosse necessário explicá-las para as pessoas. Gostei tanto do autor que comprei seu livro Matadouro 5, considerado por muitos a sua obra-prima. Mas percebi que muitas pessoas no Brasil nunca nem sequer ouviram falar sobre Vonnegut. Então, vou apresentá-lo a vocês.

Mas quem foi Kurt Vonnegut?

Kurt Vonnegut

Kurt Vonnegut Jr. nasceu em Indianápolis no dia 11 de novembro de 1922. Durante sua vida, ele escreveu vários romances, ensaios e até peças de teatro. Mas sua história não foi tão simples assim. Vonnegut formou-se em química e, ao alistar-se no exército, foi chamado para combater durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, ele acabou sendo feito prisioneiro de guerra e, nesta situação, presenciou o bombardeio americano realizado na cidade alemã Desdren. E, se você já leu Matadouro 5, sabe que essa história é a praticamente a história do protagonista do livro. Pois é, foi totalmente inspirada na vida de Kurt.

Leia também: O intrigante caso do Manuscrito Voynich, o livro mais misterioso do mundo

Após conseguir regressar à América, após a Guerra, Vonnegut percebeu seu interesse pelas relações humanos e formou-se, agora, em antropologia. Ele morreu no dia 11 de abril de 2007. A causa? Bom, algumas semanas antes a casa do escritor caiu e ele sofreu sérios danos cerebrais, o que aos poucos o levaram a óbito.

O que ler de Kurt Vonnegut?

Bom, como dito anteriormente, a obra de Vonnegut não é pequena e, portanto, levaria muito tempo para que eu descrevesse quais livros dar prioridade e quais ler depois, abordando todos. Então, apenas indicarei dois livros dele, os principais e que receberam inclusive um relançamento pela editora Intrínseca recentemente. São eles: Matadouro 5 e O Café da Manhã dos Campeões. Se sentir que o tipo de escrita de Kurt te agrada, então é só cair de cabeça no resto da obra do autor!

  • Matadouro 5

“Matadouro 5 conta a tentativa de um ex-soldado americano que lutou na Segunda Guerra Mundial e que assistiu ao bombardeio da cidade de Dresden de escrever sobre a experiência da guerra. O personagem por ele criado, Billy Pilgrim, é um americano bem de vida e interiorano que viaja no tempo, para outros planetas, e revisita diversos momentos da sua própria vida – sendo o ponto crucial da sua existência o episódio em que foi feito prisioneiro durante a Segunda Guerra, quando vivenciou o bombardeio da cidade alemã, em que morreram 25 mil pessoas.”

Kurt Vonnegut | Matadouro 5

  • O Café da Manhã dos Campeões

“Neste livro — lançado originalmente em 1973, uma sátira sobre guerra, sexo, racismo, sucesso e política nos Estados Unidos — um dos personagens mais emblemáticos e alter ego de Vonnegut, o autor de livros de ficção científica Kilgore Trout, descobre que Dwayne Hoover, um vendedor de carros americano aparentemente normal, está levando a sua ficção ao pé da letra e perdendo o juízo. Com a ajuda de seus famosos desenhos, Vonnegut conduz o leitor por um texto bem-humorado e crítico da sociedade norte-americana neste clássico moderno que o consagrou como um dos autores mais instigantes do nosso tempo.”

O Café da Manhã dos Campeões - Kurt Vonnegut

Mas e você? Curtiu saber mais sobre a vida de Kurt Vonnegut? Já conhecia o autor? Ficou interessado em lê-lo? Então comente! 😀