Imagine que você está se preparando para um encontro. Para acalmar seus nervos, você resolve tomar uma taça de vinho tinto. Olhando para o relógio, você percebe que está quase na hora de partir e, infelizmente, deixa a taça cair diretamente a sua roupa. O pânico se instala e você tenta se lembrar de tudo que sua mãe lhe ensinou sobre a remoção manchas, mas nada vem à mente além de várias perguntas.

Água quente ou água fria? Devo usar vinagre ou apenas sabão? Devo ou não esfregar o tecido? De que material é essa camisa? Obviamente, é muito importante saber como tirar manchas de suas roupas e de superfícies com eficiência, mas você já se perguntou por que a temperatura da água pode ser de grande importância na hora de lavar as roupas?

Ao longo desse post, nós vamos explorar os fatores que explicam por que algumas manchas são removidas com água fria, enquanto outras podem ser tiradas quando são lavadas com água quente.

Como se formam as manchas?

manchas

Embora todos saibamos o que é uma mancha, pode ser mais difícil compreender como ela surge a partir de um ponto de vista mais técnico. Bem, tecnicamente, uma mancha é uma descoloração ou marca que pode ser vista claramente através da superfície de um determinado material. Essas manchas são geralmente causadas pelas interações químicas e físicas de dois materiais diferentes. A maioria das manchas vem em dois tipos: à base de óleo e à base de água.

Uma mancha à base de água é proveniente de bebidas e da maioria dos líquidos, sucos de frutas cortadas e qualquer outra substância composta principalmente de água. Por outro lado, uma mancha oleosa é aquela proveniente de molhos, vinagretes, respingos de graxa ou óleo e substâncias com baixa concentração de água. Existem algumas manchas (como vinho, chocolate, batom ou tinta) que exigem uma combinação de produtos químicos e podem ser mais difíceis de remover, principalmente se tiverem uma cor específica.

Assim como existem diferentes tipos de manchas, a temperatura da água com a qual você limpa essas manchas também deve ser diferente, assim como a substância que você usa. Por exemplo, não é recomendado usar água em uma mancha à base de óleo, pois isso pode piorar aina mais a situação. Manchas à base de óleo geralmente exigem limpeza a seco para remover completamente as marcas. Mas se você for lavar uma mancha em casa, a consideração mais importante a ser levada em conta é a temperatura da água que você usa.

Quais manchas devem ser removidas com água quente?

manchas removidas com agua fria e com agua quente 2

Se você mancha algo de cor branca ou simplesmente clara, ou se um item está muito sujo, a água quente é o melhor “remédio”. Por exemplo, fraldas de tecido e roupas íntimas devem sempre ser lavadas em água quente, devido à sua cor e à grande necessidade de higienização que a água quente fornece. A água quente também é muito eficaz na remoção de manchas porque ativa melhor o detergente para a roupa do que a água fria, sem falar que ela também dissolve totalmente os detergentes em pó, tornando-os mais eficientes.

Como já foi mencionado anteriormente, as manchas à base de óleo geralmente precisam ser conduzidas para a lavagem a seco, mas se você quiser lavá-las em casa ao modo tradicional, use sempre água quente. A água quente também é boa para manchas de chocolate e de vinho tinto.

O ponto negativo do uso de água quente em roupas coloridas é que ela pode aumentar a probabilidade de desbotamento da cor. Além disso, a água quente pode tornar as roupas mais propensas a encolher, principalmente se o item em questão for feito de lã ou de qualquer outro material delicado.

Vale destacar que a água morna pode não oferecer o mesmo nível de higienização que a água devidamente quente, mas ainda assim ela é adequada para artigos comuns de roupas, como jeans e camisas de tecidos artificiais. A vantagem da água morna é que ela pode limpar a roupa sem promover a ameaça de encolher ou desbotar as cores.

Quais manchas devem ser removidas com água fria?

manchas

A água fria pode ser usada em qualquer tipo de mancha, mas existem alguns itens de roupas e tecidos manchados que só devem ser lavados em água fria. Para começar, qualquer mancha em uma peça delicada de roupa, como algo feito de lã, seda, cetim ou tecido tingido à mão, deve ser removida com água fria.

Além disso, se uma mancha é baseada em proteínas (ou seja, sangue, ovo, produtos lácteos, desodorante, cola), ela também deve ser removida com água fria. Se você usar água quente, poderá efetivamente “cozinhar” as proteínas, ligando-as ainda mais aos tecidos e tornando-as quase impossíveis de remover. Algumas das outras manchas que devem ser atacadas com água fria incluem geleia, café, chá, molho de soja e urina.

Se você não tem certeza sobre qual temperatura da água usar para remover uma mancha, lembre-se que é sempre melhor usar água fria, pois há poucas chances de danificar a peça com a água em temperatura baixa. Embora isso não seja recomendado se você deseja higienizar completamente suas roupas, essa tática desgastará suas roupas mais lentamente e evitará encolhimentos ou distorções que podem tornar suas roupas impróprias para uso.

Uma palavra final

manchas removidas com agua fria e com agua quente 4

Sempre haverá métodos alternativos para tirar manchas de roupas, desde vinagre a suco de limão e peróxido de hidrogênio, mas se você não se lembrar de todas as dicas e truques, pelo menos deve saber se deve usar água quente ou fria!

No geral, o processo é simples. Para itens delicados, ou seja, aqueles manchados com proteínas e qualquer roupa nova que você queira evitar que encolha ou desbote, use água fria. Para manchas intensas que exigem higienização, ou se você estiver lavando roupas brancas e leves compostas por tecidos artificiais, a água quente será sua melhor aposta.

A escolha de água quente ou água fria para remover uma mancha incômoda depende do tipo de tecido e do tipo de substância manchada, mas, de um modo geral, a água fria é sempre uma abordagem mais segura que certamente não vai piorar o problema.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!