Quem é fã de rock nacional, com certeza, tem um carinho muito grande por essa grande banda. Todo brasileiro, sem dúvidas, já ouviu alguma de suas músicas nem que seja uma vez só na vida. Cantores de restaurantes e bares sempre deixam uma seleção de músicas deles no repertório, pois sabe que é sucesso garantido. De quem eu estou falando? Da Legião Urbana, é claro, a maior banda de rock que o Brasil já viu nascer aqui. E tem uma forma melhor de conhecer uma banda do que descobrindo coisas sobre sua vida e obra? Claro que não! Então vamos conferir algumas curiosidades!

As Melhores Curiosidades Sobre Legião Urbana

Legião Urbana

  • Como muitos já devem saber, este não foi o primeiro projeto musical de Renato Russo. Isso porque ele já havia feito parte da banda Aborto Elétrico, ao lado de integrantes da futura banda Capital Inicial. Devido a uma discussão, ele se afastou, seguiu uma carreira solo e, depois, juntou-se a Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos para criar a Legião Urbana.
  • A primeira apresentação da banda ocorreu em Minas Gerais, em setembro de 1982. Eles foram uma das 9 atrações do Festival do Milho, junto da banda punk Plebe Rude.
  • Apesar de ter um grande acervo de músicas amadas pelo público geral, Renato afirmava categoricamente que a sua favorita era Giz, do álbum O Descobrimento do Brasil.
  • O álbum A Tempestade Ou O Livro dos Dias foi o último disco lançado pouco antes da morte de Renato. Ele estava tão debilitado devido à AIDS que acabou por não conseguir gravar muitas das músicas do álbum e, por isso, foi usada a “voz guia”. Esta é uma gravação da parte vocal feita é antes das gravações oficiais com a função de “guiar” o andamento da música e os instrumentos.

Legião Urbana

  • Por mais que seja uma banda que teve seu berço em Brasília, devido a um show problemático feito pela Legião Urbana na cidade, eles prometeram nunca mais apresentar-se lá.
  • Renato Russo dizia com muito orgulho que sua banda foi batizada pelos Paralamas do Sucesso. E foi com eles que a Legião teve um disco ao vivo gravado como parceria. Chamava-se Legião Urbana e Paralamas Juntos.
  • A considerada música mais triste da Legião, Vento No Litoral, foi escrita para um namorado de Renato que faleceu devido à AIDS.
  • Durante um show, registrado no álbum As Quatro Estações Ao Vivo, Renato Russo conta que o hit Pais e Filhos foi escrita no banheiro. Além disso, ele sempre comentou que não entendia como as pessoas amavam aquela música, sendo que ele a achava tão triste e deprimente.
Mas e você? Curte o som da Legião Urbana? Conhece mais alguma curiosidade? Então comente! 😀