Durante todos os anos das músicas algumas bandas marcaram história. Principalmente nas décadas de 60, 70 e 80. Foram nesses períodos que surgiram bandas que viriam a tornar-se lendas com o passar do tempo. E podemos citar várias entre elas: Beatles, Rolling Stones, Guns ‘N Roses, etc.. E uma que se destacou muito e, até hoje, é lembrada com muito carinho, é o Pink Floyd. Uma banda com um apelo muito menos comercial e mais politizado e artístico. Como assim? A banda sempre procurou fazer e ver a música e suas apresentações mais como arte do que como um produto. Além disso, diversas de suas músicas são cheias de discursos políticos. Muitos amam a banda, então, que tal conferir algumas curiosidades sobre o Pink Floyd?

7 Fatos Curiosos Sobre Pink Floyd

Pink Floyd

  • Existe uma música chamada Arnold Layne que foi escrita por Roger Waters. Ela conta a história de uma pessoa que tinha um hobby de roubar, colecioná-las e usadas. O baixista da banda conta que ela foi inspirada em uma pessoal real, um jovem travesti que roubava as roupas íntimas nos varais de Cambridge. A inspiração bateu quando as roupas íntimas das mães de Roger e de Syd Barrett foram roubadas.
  • O álbum The Wall é, com certeza, um dos mais aclamados da banda. E algo muito interessante sobre ele é que ele é uma espécie de loop infinito. Isto é, a música final e a música inicial se conectam na mesma frase. Ao final da música Outside The Wall, são ouvidas as palavras “Isn’t this where…” e o álbum inicia com as palavras “… we came in?” Reiniciando o ciclo.
  • A música Atom Heart Mother Suit quase esteve na trilha sonora do filme Laranja Mecânica. O diretor Stanley Kubrick, em pessoa, entrou em contato com a banda para usar a música em seu filme. Eles quase aceitaram, mas ao fim, declinaram a proposta.
  • O álbum Ummagumma é cheio de segredos, desde sua capa, que é um loop quase infinito de fotos. Quase, pois o último reflexo da capa do álbum é a capa de A Saucerful of Secrets, segundo álbum da banda.

Pink Floyd

  • No final dos anos 70 houve uma grande tensão entre Roger Waters e David Gilmours, por Roger começar a tomar o total controle criativo da banda. Sendo inclusive o último álbum de Waters na banda o The Final Cut, em que as músicas são assinadas por ele e interpretadas pelo Pink Floyd.
  • A entrada de David Gilmour na banda se deu pois o guitarrista anterior, Syd Barrett, possuía muitos problemas com drogas, principalmente com LSD. Então, a banda começou a trocá-lo nos shows por Gilmour. Até que tornou-se inviável mantê-lo na banda de qualquer forma e ele teve que sair definitivamente.
  • Mas a saída de Barrett e entrada de Gilmour não foi tão difícil, pois apesar de não ter os experimentalismos tido por Syd, Gilmour também era um talentosíssimo guitarrista, cantor e compositor. Tendo ele mesmo ensinado seu antecessor na banda a tocar guitarra.
Mas e você? Gostou das curiosidades sobre Pink Floyd? Curte a banda? É um fã? Então comente! 😀