Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Por que nossos lábios são vermelhos?

Os lábios são uma das características faciais mais marcantes que nós, seres humanos, possuímos. Eles também são incrivelmente úteis em nossas vidas, até porque, o que seria de nós sem os lábios? Usamos eles quando queremos mostrar nossa alegria interior e quando demostramos nossa imensa satisfação após uma ótima refeição, por exemplo. No entanto, talvez a característica mais icônica dos lábios é que eles nos dão a capacidade de mostrarmos nossa afeição por alguém!

Mas, afinal de contas, por que os lábios são tão diferentes de todas as outras áreas da nossa pele? Por que eles são vermelhos? Por que eles são tão macios? Por que eles são tão flexíveis e úteis para beijar? Ao longo desse artigo, nós vamos tentar responder brevemente a cada uma dessas perguntas.

Por que os lábios são vermelhos?

A pele dos nossos lábios parece ser claramente diferente do resto do nosso corpo. Essa pele geralmente possui três camadas separadas: o estrato córneo, a epiderme e a derme. O estrato córneo protetor é a camada externa que podemos ver, a epiderme é a camada de pele abaixo dela e a derme é a camada mais baixa.

As células do estrato córneo estão basicamente mortas e protegem o corpo do ambiente externo hostil. A epiderme é a principal responsável pela produção de novas células. De fato, os melanócitos, as células que produzem melanina, também são encontradas na epiderme. A melanina, como você já deve saber, é o pigmento que nos confere a cor de nossa pele, particularmente quando ela é exposta ao sol.

No entanto, os lábios são desprovidos de melanócitos, de modo que não há melanina para mascarar a cor vermelha dos vasos sanguíneos que aglomeram a sua derme. Por sua vez, a derme é especialmente visível quando se trata dos lábios porque o estrato córneo é extremamente fino nessa região. Da mesma forma, a epiderme não aparece muito na anatomia dos lábios. Assim, a cor brilhante do sangue é diretamente transportada para a suave cor vermelho-rosada característica dos lábios.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Por que os lábios são tão macios?

O estrato córneo, em virtude de sua natureza protetora, tende a ser mais duro que as outras camadas da pele. Os lábios, no entanto, apresentam um estrato córneo muito fino. Portanto, eles são consequentemente mais suaves do que as outras áreas da pele.

Além disso, a pele dos nossos lábios não possui folículos capilares. Os folículos capilares cobrem todas as partes externas do corpo, excluindo as palmas das mãos e as solas dos pés, e também desempenham um papel muito importante na preservação da integridade do corpo. Na prática, os folículos capilares ajudam a promover a resistência característica da pele. Dito isto, como a pele dos nossos lábios não conta com esse “artigo de luxo”, ela acaba sendo invariavelmente mais suave e mais vulnerável.

Vale destacar que outro fator que aumenta a vulnerabilidade dos lábios é a falta de glândulas sebáceas. Estas são as glândulas responsáveis por fornecer umidade à pele, mas os lábios são deixados por conta própria, de modo que a sua única fonte de umidade é a saliva. É exatamente por conta disso que os lábios têm muito mais probabilidade de ficar rachados caso não sejam hidratados adequadamente.

Curiosamente, essa maciez também apresenta uma grande importância na linguística. Por exemplo, junte os dois lábios e você poderá formar os sons das letras P, B e M. Eles também são extremamente úteis para emitir os sons das letras F ou V, pois essas letras exigem que o nosso lábio inferior vá de encontro aos nossos dentes superiores.

A importância dos lábios na hora de um beijo apaixonado

A fala é indiscutivelmente uma parte importantíssima da vida humana, mas não é tão divertida quanto o ato de beijar. Os lábios, assim como as pontas dos nossos dedos, têm mais terminações nervosas do que qualquer outra parte do corpo. Desse modo, se levarmos em conta toda a “magreza” da pele que foi mencionada anteriormente, fica claro de entender que os nossos lábios se tornam ferramentas extremamente úteis para beijar!

Propaganda. Role para continuar lendo.

Quando você os pressiona contra outro conjunto de lábios ou até mesmo contra uma pele aquecida, a sensação resultante de todo esse contato tende a ser bastante prazerosa. Combine isso com o coquetel químico de hormônios do prazer lançado durante o beijo e você terá uma receita que certamente dará a você as melhores sensações possíveis.

Juntamente com a ocitocina e a dopamina, que fazem você sentir afeição e euforia, o beijo libera serotonina, que é uma outra substância química que faz muito bem à saúde. Além disso, o beijo reduz os níveis de cortisol, para que você se sinta mais relaxado e aproveite o momento da melhor forma possível.

Quando o sistema sensorial dedica muito tecido neural a uma parte específica do corpo, como os lábios, a acuidade tátil (a capacidade de detectar pequenos detalhes nos objetos que entram em contato com a pele) dessa parte do corpo tende a ser incrivelmente alta. Por outro lado, quando o cérebro dedica muito pouco tecido neural a uma parte do corpo, como no caso dos nossos braços, a pele dessa parte específica tende a ficar insensível aos pequenos detalhes dos objetos colocados sobre ela.

Uma palavra final

Como você pode ver, os lábios são extremamente importantes para a nossa espécie. Sem eles, não poderíamos emitir o som da letra “P” e sequer poderíamos beijar as pessoas que amamos. Os lábios também são exclusivos, pois não são como nenhuma outra parte do corpo humano.

Usar nossos lábios para sugar líquidos, por exemplo, é uma das primeiras habilidades que colocamos em prática depois que nascemos. De fato, isso é tão fundamental para a nossa sobrevivência que é considerado um “reflexo primitivo”, pois nós já nascemos sabendo sugar e não precisamos aprender. Isso acontece para quase todos os mamíferos.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Por isso, cuide muito bem dos seus lábios. No fim das contas, eles desempenham funções mais versáteis do que muita gente imagina.

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

É bem provável que você já tenha assistido a vários documentários da vida selvagem. Em sua grande maioria, esses programas trazem uma combinação de...

Curiosidades

O mar sempre aparentou ser um ambiente hostil para a vida humana. Tragédias como a do Titanic exemplificam muito bem o quão facilmente vidas...

Curiosidades

Você já deve saber que as equipes de Fórmula 1 são orientadas por orçamentos com valores extremamente altos. De certa forma isso não é...

Curiosidades

Para que um local receba o título de “país” é necessário que ele possua fronteiras definidas, se sustente economicamente, tenha soberania nacional, além de...

Curiosidades

O papel higiênico é uma daquelas coisas indispensáveis dos tempos modernos, pelo menos no mundo ocidental. Hoje em dia, viver sem esse item pode...

Mistérios

As lendas urbanas são quase que tradicionais em todas as cidades, afinal é muito difícil alguma região não ter uma história bizarra para se...

Curiosidades

Quando se fala nos Estados Unidos, coisas como as movimentadas avenidas de Nova York e as ensolaradas praias de Miami surgem constantemente em nossas...

Curiosidades

Estamos acostumados a ouvir falar de diversas criaturas mitológicas, inclusive boa parte delas já foram mencionadas em diversos livros. Além disso, já vimos algumas...