Ao longo da história tivemos histórias de tragédias e crimes horríveis que passaram a ser representados em livros, peças de teatro e filmes. A intenção nunca é de enaltecer a tragédia ou o crime, mas, sim, mostrar para o mundo algo que aconteceu, mostrar que pessoas ruins existem e tentar mostrar o ponto de vista de alguma situação. Diversos serial killers foram noticiados e adaptados para o cinema. Em 2015 foi lançado o filme True Story, ou A História Verdadeira, em que acompanhamos o julgamento de Christian Longo pelo ponto de vista do jornalista Michael Finkel. Tanto a história real, quanto o filme, é muito intrigante. Mas, mesmo assim, o longa e essa história é pouco conhecida, principalmente no Brasil. Então eu resolvi trazer para vocês um breve resumo da história e apresentar a adaptação cinematográfica.

A História

Christian Michael Longo é uma pessoa que não teve um início de vida fácil. Vindo de uma família na qual era abusado pelo pai desde sua gestação. O pai de Christian era alcoólatra e abusada da mãe do garoto, mesmo durante o período de gravidez, chegando a bater na barriga da mulher com um cinto, para que ela abortasse. O aborto não aconteceu e Christian nasceu. Durante algum tempo o menino sofreu, junto de sua mãe, os abusos do pai, até que o divórcio veio. Algum tempo depois sua mãe casou-se com Joseph Longo, que criou o garoto como se fosse seu filho dando, inclusive seu sobrenome a ele.

True Story | Christian Longo

Dados do FBI de Christian Longo

A vida de Christian seguiu firme, tendo ele e sua família tornado-se testemunhas de Jeová. Porém, ele cresceu com um grande desejo de se tornar grande e admirado pelas pessoas por suas posses. Por causa disso, roubou e forjou diversas fraudes para comprar vários artigos de luxo. Na igreja conheceu Mary Jane, sete anos mais velha, que viria a ser sua esposa no futuro. Eles se apaixonaram, aos 19 anos de Christian, casaram-se e tiveram 3 filhos.

True Story | Família Longo

Mas, por ser um grande narcisista, Christian continuou com sua vida de fraudes e roubos, criando dívidas enormes. E, em 2001, Mary Jane foi encontrada morta dentro de uma mala no lago, junto dela, estavam os três filhos do casal. O principal suspeito, claro: Christian Longo.

O Desfecho

Na prisão, Longo entrou em contato com o jornalista da New York Times Michael Finkel e pediu para que ele escrevesse a sua versão da história. O motivo de ter sido especificamente Finkel, é que este havia sido o nome falso adotado por Christian quando ele fugiu para o México após a morte de sua família. A relação entre os dois aumentou e Finkel escreveu um livro sobre a história, chamado True Story. Longo foi considerado culpado e sentenciado à pena de morte e, até hoje, aguarda a execução.

True Story – A Adaptação Cinematográfica

Em 2015 o filme True Story, que foi traduzido para A História Verdadeira no Brasil, foi lançado. Nele acompanhamos principalmente o ponto de vista do jornalista Michael Finkel. Isso porque o filme adapta o livro lançado pelo jornalista. O elenco do longa é muito bom contando com Jonah Hill, James Franco e Felicity Jones. A atmosfera dramática e misteriosa também é muito bem utilizada no filme deixando o espectador por muito tempo na dúvida em acreditar ou não no Christian Longo, vivido por James Franco. Inclusive, Franco dá uma interpretação incrível ao personagem, dando um ar dissimulado e confiante que deixa tanto o personagem de Johan Hill, Mike Finkel, quanto o espectador confuso. Vale a pena dar uma conferida!

O filme True Story está disponível na Netflix no momento de publicação deste post.

Confira também: a história da HQ O Corvo!

Mas e você? Já conhecia a história de Christian Longo ou o filme True Story? Então comenta aí! 😀