Nos últimos dias um fato assombroso que ocorreu nos Estados Unidos teve uma repercussão mundial. O assassinato do homem negro chamado George Floyd por um policial branco fez com que o movimento negro e o movimento #BlackLivesMatters retornassem com toda força à mídia e às ruas. Diversos protestos estão acontecendo pelo mundo todo, inclusive no Brasil. A luta contra o racismo tem estado mais forte do que jamais esteve nos últimos anos. Então, é preciso aproveitar esta visibilidade para que as pessoas tornem-se conscientes de que este é um assunto muito sério. Não se trata de uma luta de apenas um grupo de pessoas, mas sim de toda a humanidade.

E como minha área de interesse é o cinema e a música, resolvi trazer para vocês um dos filmes que mais tocou o mundo ao se falar em racismo. 12 Anos de Escravidão é uma obra atemporal que deve sempre ser lembrada. E, tendo em vista todo este contexto que vivemos hoje, é um filme que precisa ser reassistido pelo mundo inteiro! Então vamos lá falar um pouco sobre 12 Anos de Escravidão.

12 Anos de Escravidão

12 Years a Slave | 12 Anos de Escravidão

Sinopse e Trailer

“Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.”

Para Quem Nunca Assistiu

Se você nunca assistiu 12 Anos de Escravidão, eu não te julgo, sinceramente. Pois eu também demorei um bom tempo desde sua estreia para assisti-lo. Isso porque é um filme muito forte e que mexe muito com o emocional do espectador. Mas se não foi esse o seu caso, eu honestamente não sei onde você estava nos últimos anos e não assistiu o filme. O longa venceu diversos Oscars em 2014, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong’o. Sem contar o elenco muito conhecido que está no filme, a começar pelo protagonista Chiwetel Ejiofor. Além de Brad Pitt, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Sarah Paulson, entre diversos outros.

12 Anos de Escravidão

O filme aborda uma história real de Solomon Northup. Contudo, relatos de negros livres que foram sequestrados para serem escravizados novamente não foram poucos. Solomon foi um dos grandes nomes a lutar pela abolição nos EUA e sua morte permanece um mistério até os dias de hoje. O filme é muito visceral tanto em imagens fortes de tortura aos escravos, quanto em atitudes verbais e de abuso feitos pelos senhores da casa.

Só aqui já é o suficiente para você entender que este é um filme necessário. Mas, agora vamos falar com quem já assistiu.

Para Quem Já Viu 12 Anos de Escravidão

Caso você faça parte do grupo que já assistiu ao filme e sabe que ele é muito forte. Então eu estou aqui para convencer você a reassistir o filme. É importante que filmes como esse voltem a ser levantados, para que, por meio da arte, mais pessoas sejam conscientizadas sobre a luta contra o racismo.

12 Anos de Escravidão

É possível ver no filme as formas de tortura pelas quais os escravos eram submetidos. Além disso, é revoltante assistir ao tratamento que era dado aos escravos pelos senhores, como se fossem inferiores. E mesmo os senhores que tinham noção do quanto aquilo era errado, não eram contra a prática de escravizar pessoas, como é o caso do personagem de Benedict Cumberbatch que vê os escravos como humanos, mas não procura fazer nada para mudar isso, afinal, seus negócios são mais importantes.

Assistam 12 Anos de Escravidão!

O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Confira também: Indicação do filme Um Contratempo!

Mas e você? O que achou desta crítica? Já viu 12 Anos de Escravidão? Então comenta aí embaixo!