Se você é um fã de música new wave dos anos 80 e tem uma boa memória, talvez você possa ajudar a resolver um mistério musical que já se estende por décadas. Apelidada de “música mais misteriosa da Internet”, uma canção simples de três minutos, aparentemente gravada de um programa de uma estação de rádio alemã nos anos 80, trás consigo mais pontos de interrogação do que um mistério policial.

Doze anos atrás, essa música apareceu na Internet sem informações sobre quem o escreveu ou gravou. A partir daí, vários internautas se tornaram detetives amadores e passaram a reservar milhares de horas na tentativa de descobrir o nome da música e da banda, mas sem sorte.

Até o momento, ninguém sabe nada sobre isso: quem escreveu, quem cantou ou até mesmo quando a canção foi lançada. Tudo sobre essa música é misterioso, desde a criação até a sua letra, que também é difícil de decifrar. Além disso, o fato de uma pesquisa sobre os seus detalhes estar ocorrendo há mais de uma década na Internet realmente tornou esse caso único.

Como começou o caso da “música mais misteriosa da Internet”

O mistério por trás da canção, que você pode escutar no vídeo acima, ganhou notoriedade quando uma pessoa que se identificou como “Darius S.” entrou em contato com um escritor da revista Rolling Stone. Na ocasião, ele disse que tinha gravado uma música que ouviu na estação de rádio alemã Norddeutscher Rundfunk (NDR), provavelmente em 1984. A música teria sido extraída de um programa chamado Musik für junge Leute (“Música para jovens” em tradução livre).

Darius também chegou a dizer que a música foi gravada em uma fita denominada “cassette 4”, que também contava com canções de bandas como XTC e The Cure que foram lançadas em 1984. De fato, uma outra evidência de que a “música mais misteriosa da Internet” data de 1984 está ligada ao fato de que o toca-fitas Technics que Darius usou para gravar a música também foi fabricado neste ano.

Só que, antes de contatar a Rolling Stone, Darius deixou as fitas guardadas sem grandes preocupações. Foi só em 2007 que sua irmã, identificada como Lydia H. (que também pediu anonimato), resolveu escutar a fita e percebeu que não fazia ideia do nome da música e nem da banda que a tocava. Depois de anos de pesquisas sem quaisquer descobertas, ela decidiu publicar a música em fóruns na Internet, na tentativa de identificar o artista e o nome da canção.

Inicialmente, Lydia postou um trecho digitalizado da música de um minuto e 14 segundos, pensando que isso ajudaria a evitar problemas de direitos autorais. Nicolás Zúñiga, da Dead Wax, gravadora independente de bandas de synth-pop e pós-punk, estava entre os que ouviram a música e ficaram encantados com ela, mas ninguém apareceu para reivindicar créditos ou fornecer informações úteis sobre suas origens ou criadores. De fato, a falta de reinvindicações por direitos autorais tornou o mistério ainda mais intrigante.

A viralização do mistério

musica mais misteriosa da internet 2

Em abril de 2019, o mistério e a música ganharam força (e mais ouvintes) por meio de um estudante brasileiro morador de São Paulo. Mesmo tendo nascido décadas após o nascimento do pós-punk, Gabriel da Silva Vieira sempre gostou dos sintetizadores e vocais góticos do gênero. No canal da Dead Wax no YouTube, ele ouviu o segmento da música e ficou igualmente fascinado por sua história desconhecida. A partir daí, ele passou a pesquisar intensamente sobre o assunto até encontrar algo relevante.

Gabriel decidiu compartilhar o mistério em comunidades do Reddit na esperança de que alguém pudesse decifrá-lo. Com isso, a caçada se tornou viral. Em julho do mesmo ano, um usuário do Reddit postou a música inteira, que tem pouco menos de três minutos. Aparentemente, a música vazou quando Lydia disse que recebeu um e-mail de alguém pedindo a faixa completa. Ela disse que não queria divulgá-la completamente por ficar preocupada com possíveis violações de direitos autorais e rapidamente removeu o link depois que o fã da música fez o download.

No Reddit, milhares de usuários entraram nessa busca, publicando teorias e possíveis informações de contato e dissecando a música de todas as formas. Com base no sotaque do cantor, a banda parece ser de algum lugar da Alemanha, Polônia ou Áustria. Com o passar do tempo, a letra da música também passou a ser decifrada, mas nem todas as palavras são perfeitamente identificáveis, sem falar que alguns trechos não parecem fazer muito sentido, nem mesmo metafórico.

A busca pelo homem que poderia ter alguma informação

musica mais misteriosa da internet 3

Por trás de tanto mistério, a fonte de informação mais óbvia parecia ser o apresentador e DJ do programa de rádio de onde Darius extraiu a música. No entanto, ao ser contatado pelos investigadores do mistério, o apresentador britânico Paul Baskerville, que ainda trabalha na NDR, disse não ter memória da música e nem saber que a gravou. Ele disse que a banda poderia ser qualquer uma da sua coleção de mais de 10.000 discos de vinil, o que tornaria o trabalho de busca algo totalmente cansativo e demorado.

Baskerville até se lembra de ter tocado fitas de pequenas bandas independentes, mas ele não está convencido de que os músicos ouvidos na fita sejam necessariamente alemães. Além disso, ele disse que muitas das listas de reprodução digitalizadas do período foram perdidas e que um colega DJ da NDR que poderia ter alguma informação sobre a música já faleceu.

Paul Baskerville chegou a tocar a música novamente em seu programa no ano passado a pedido dos membros das comunidades virtuais que tentam decifrar o mistério. Antes de colocar a música no ar, ele pediu para que qualquer ouvinte que tivesse alguma informação sobre a canção entrasse em contato. Porém, mais uma vez, a busca não rendeu resultados.

O legado da “música mais misteriosa da Internet”

musica mais misteriosa da internet 4

Inúmeros bancos de dados já foram pesquisados e sugeridos. Um deles é o GEMA, órgão alemão que rastreia o licenciamento de músicos e compositores. Embora a música misteriosa possa estar em algum lugar na lista de músicas tocadas no rádio entre 82 e 84 que pode ser encontrada no GEMA, é incrivelmente difícil saber por onde começar a procurar sem o nome da canção ou artista, sem falar que não há garantias de que a música possa ser realmente encontrada lá.

Até hoje, ninguém conseguiu identificar a banda ou o nome da “música mais misteriosa da Internet”, embora mais internautas tenham tentado contribuir na investigação do mistério nos últimos meses, especialmente em comunidades do Reddit e Discord.

O que mais intriga os aficionados por esse mistério é que, mesmo na era da informação rápida e do compartilhamento de conhecimento em massa, ninguém conseguiu obter pistas relevantes. De certo modo, o interesse pelo assunto provavelmente nem tem a ver com a música em si, mas com o fato de que algumas coisas ainda conseguem ser tão misteriosas que ninguém é capaz de encontrar algo a seu respeito.

E você, já tinha ouvido falar na “música mais misteriosa da Internet”? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!