A menos que você seja adepto do vegetarianismo ou veganismo, existe uma boa chance de você ser um apreciador de carnes. De fato, as carnes costumam marcar presença nos pratos de boa parte da culinária ocidental. Porém, assim como acontece com outros alimentos, o seu corpo pode apresentar sintomas bastante indesejáveis caso você passe a comer muita carne.

Você já deve saber que as carnes em geral são fontes proteína, que é parte essencial de uma dieta saudável. Em resumo, a proteína ajuda a construir e reparar músculos, órgãos e ossos. No entanto, o excesso de proteína pode acabar trazendo consigo alguns problemas consideráveis.

Ao longo desse post, nós vamos explorar algumas dos efeitos mais comuns que costumam ocorrer nos corpos daqueles que exageram no consumo de carne.

Comer muita carne pode te fazer suar constantemente

o que acontece com o seu corpo se voce comer muita carne 1

Se você já comeu uma porção enorme de carne em uma única refeição, já deve ter notado um fenômeno estranho: a sudorese. Basta comer uma refeição carnuda, para começar a suar profusamente.

Embora a sudorese causada pelo consumo excessivo de carne ainda não tenham sido estudada especificamente, o mecanismo por trás desse efeito já é bem conhecido. Basicamente, quando resolve comer muita carne, seu corpo precisa exercer alguma energia para digerir e processar esse alimento através da regulação da temperatura corporal. Esse processo é conhecido como “termogênese induzida pela dieta” e pode aumentar ligeiramente a temperatura do seu corpo.

Como a proteína consome muita energia em digestão, ela pode ter um efeito maior na termogênese do que, digamos, um prato de espaguete ou salada. Assim, um bife enorme pode realmente aquecê-lo e fazer com que você sue mais facilmente.

Você pode se sentir cansado, especialmente após uma grande refeição

o que acontece com o seu corpo se voce comer muita carne 2

Toda a energia necessária para digerir uma refeição com muita carne pode ter o sintoma adicional de fazer você se sentir completamente sonolento depois de comer. Isso ocorre porque seu corpo move o fluxo sanguíneo para o intestino para ajudar a priorizar esse processo, o que acaba por desviá-lo de outras áreas do corpo, incluindo o cérebro. Isso explica a falta de disposição que às vezes segue uma grande refeição.

No entanto, isso também pode ocorrer em refeições menores, mas desequilibradas nutricionalmente. Refeições repletas de carne, por exemplo, podem causar picos de insulina e açúcar no sangue. Desse modo, sua melhor aposta para equilibrar a energia do seu corpo é incluir uma boa mistura dos três macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos (gorduras).

Além disso, algumas carnes específicas, como carne bovina e de peru, são ricas em triptofano, um aminoácido associado à produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Comer muita carne pode te deixar desidratado

o que acontece com o seu corpo se voce comer muita carne 3

Outro efeito colateral de toda a proteína adquirida em uma dieta rica em carne é que ela pode exigir muita água do seu corpo para processá-la, deixando-o desidratado. Embora a proteína seja crucial para a saúde, incluindo no reparo muscular, as pessoas tendem a pensar que precisam de mais do que realmente necessitam.

A recomendação diária para proteína é de apenas 0,8g/Kg para a maioria das pessoas sedentárias. Já as recomendações para ingestão diária de proteínas para atletas são 1,5 a 1,8 g/Kg. Qualquer coisa além disso pode ocasionar sobrecarga do sistema excretor. Sendo assim, se você não beber água suficiente para compensar, poderá acabar se sentindo fraco por conta da desidratação.

Sua digestão pode sofrer com a falta de fibras

o que acontece com o seu corpo se voce comer muita carne 4

Uma das consequências de comer muita carne é que você pode passar a comer menos outros alimentos, incluindo grãos integrais e produtos frescos. Como resultado, você pode sentir-se inchado ou sofrer de constipação ou diarreia, devido à má digestão.

A carne contém muitos nutrientes, mas uma coisa importante que falta é a fibra. Basicamente, a fibra é uma forma indigesta de carboidrato, crucial para a digestão e regulação do açúcar no sangue. Sem ela, você pode experimentar sérios problemas gastrointestinais, como cólicas ou coisas piores.

Uma dieta rica em fibras tem sido associada a uma melhor saúde digestiva. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque as fibras fornecem uma boa fonte de alimento para bactérias benéficas no intestino, resultando em benefícios metabólicos.

Comer muita carne pode levar ao desenvolvimento de doenças como certos tipos de câncer e problemas cardiovasculares

o que acontece com o seu corpo se voce comer muita carne 5

Estudos têm consistentemente ligado um maior consumo de carne vermelha e processada ao aumento do risco de certos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares.

Carnes processadas como presunto, bacon, linguiça e salsicha são particularmente culpadas devido ao fato de que a maioria delas é tratada com conservantes químicos chamados nitratos. Na prática, esses produtos químicos estão associados a um maior risco de desenvolvimento de câncer de cólon, rim e estômago.

Além disso, muitas carnes carecem de antioxidantes que combatem inflamações. De fato, a razão pela qual há uma recomendação para as pessoas comerem uma dieta colorida é que cada uma dessas cores encontradas em frutas e legumes faz jus a um grupo diferente de antioxidantes que fazem coisas diferentes e beneficiam o corpo de maneiras distintas.

Obviamente, isso não quer dizer que você deve abandonar o consumo de carne. Na verdade, você só precisa ser razoável na hora de colocar aquele bife suculento no seu prato.

Leia também: Por que a carne de boi é vermelha e a do frango é branca?
Leia também: Por que algumas carnes podem ser comidas cruas e outras não?

E você, costuma consumir muita carne? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!