Todos nós conhecemos alguém que pratica vários ou algum tipo de exercício físico, ou até mesmo aquela pessoa fitness. Bom, existe uma boa chance dessas pessoas usarem BCAA, principalmente quando são atletas e participam de algum tipo de competição.

É bem provável que em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar dessa sigla, caso não, agora deve estar se perguntando o que ela significa, iremos descobrir agora mesmo juntos.

bcaa o que e para que serve tricurioso 2

O Que É?

BCAA é a abreviação de Branched-Chain Amino Acids, que traduzindo quer dizer: Aminoácidos de cadeias ramificadas. Ele é um dos suplementos mais famosos e procurados do mercado fitness. Esse suplemento é formado por 3 aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo), são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

Os BCAA’s formam cerca de 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos.

BCAA: O que é? Para que serve?

Qual a Função?

Na nossa alimentação podemos encontrar esses aminoácidos presentes em carnes, ovos, feijão, leguminosas, leite e derivados. No mercado podemos encontrar ele em forma líquida ou encapsulada. Os BCAA’s podem construir células, reparar tecidos, formar anticorpos.

Além disso, eles também podem formar RNA e DNA, ajudar no transporte de oxigênio pelo corpo, além de fazerem parte do sistema hormonal e enzimático. Se você acha que o BCAA faz somente essas coisas, está enganado, pois ele participa ativamente do processo de produção de energia durante a prática de atividades físicas e principalmente em exercícios de longa duração.

bcaa o que e para que serve tricurioso 4

Como Consumi-lo?

É recomendado que se consuma o BCAA 30 minutos antes do treino e 30 minutos após, isso ajudará a ter mais energia para as atividades e diminui os efeitos do catabolismo depois dos exercícios praticados. Quando de trata de doses, recomenda-se que seja consumida 0.20 gramas/kg.

Vale lembrar que é sempre importante que haja acompanhamento de algum especialista, para qualquer que seja a pessoa. Geralmente o BCAA não costuma estar associado a efeitos colaterais, mas já que possui grande quantidade de aminoácidos, pessoas que possuem histórico de problemas renais devem evitar esse suplemento.

BCAA: O que é? Para que serve?

 Leia Também: Creatina: Saiba tudo sobre o composto
Leia Também:
Ômega 3: O que é e para quê serve?

Você já usou ou conhece alguém que usou o BCAA? Fala aqui pra a gente!