O universo é um lugar repleto de curiosidades incríveis e não é à toa que ele chama a atenção de várias e várias pessoas ao redor do mundo. Especialistas sempre estão descobrindo novas coisas  relacionadas ao universo, principalmente pelo fato dele ser bem vasto.

Quando se diz respeito ao universo, dentre tantas coisas que nos fascinam, estão sem dúvida alguma as estrelas que são incríveis. Você já parou para pensar quantas estrelas conseguimos ver a olho nu? E quantas existem no universo? Bom, nós temos a resposta e vamos te contar agora mesmo.

quantas estrelas conseguimos ver a olho nu tricurioso 2

Entendendo as Estrelas

Antes de tudo, vamos relembrar um pouco sobre esses corpos celestes. Bom, as estrelas são esferas gigantes  compostas majoritariamente por Hidrogênio e Hélio, o seu formato se dá por conta do seu grande campo gravitacional em todas as direções do espaço.

As estrelas se originam dentro das nebulosas. As partículas presentes nessas enormes nuvens de gás e poeira se contraem em núcleos presos pela atração gravitacional durante milhões de anos e quando a temperatura desses núcleos atinge a ordem de milhões de graus Celsius, dá-se início ao processo de fusão nuclear, onde as altas temperaturas e a gravidade são suficientes para fundir os átomos de Hidrogênio que a compõem, transformando-os em átomos de Hélio.

Quantas Estrelas Conseguimos Ver a Olho Nu?

Quantas Existem no Universo?

Você já deve ter ouvido falar em algum momento que há mais estrelas no céu do que grãos de areia na terra, certo? Bem, não dá para afirmar com toda certeza isso, porém astrônomos garantem que essa afirmativa é correta, principalmente se levarmos em consideração que o universo é infinito.

Bom, não dá para afirmar com exatidão a quantidade de estrelas que existem no universo, mas alguns astrônomos acreditam que o número pode variar entre 100 e 400 bilhões apenas na Via Láctea, o que é bem impressionante quando levamos em consideração quantas delas conseguimos ver a olho nu.

quantas estrelas conseguimos ver a olho nu tricurioso 4

Afinal de Contas, Quantas Conseguimos Ver a Olho Nu?

Em um céu sem nuvens e sem interferência de luzes, consegue-se avistar cerca de 8.500 estrelas a olho nu. Mas por causa da posição da Terra em relação aos outros astros, nem todas essas estrelas são visíveis ao mesmo tempo.

Segundo o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo, dependendo do local em que nos encontramos, podemos avistar cerca de 2.500 estrelas a olho nu.

Quantas Estrelas Conseguimos Ver a Olho Nu?

Leia Também: As 6 galáxias mais estranhas do universo
Leia Também: O universo é realmente infinito?

Existem diversas pessoas que gostam bastante de observar o céu e principalmente as estrelas. Por esse motivo existem diversos observatórios espalhados pelo Brasil que podemos ter uma experiência ainda mais incrível.

Gostou do post? Não esquece de compartilhar ele com os seus amigos!