O reino animal é um dos mais fascinantes da natureza e sempre nos surpreende com suas criaturas únicas. Ao longo dos anos diversas espécies foram descobertas e todas elas possuíam uma particularidade.

O morcego com cabeça de martelo é um bizarro animal que vive lá na África e atrai a curiosidade de muitas pessoas. Se você nunca ouviu falar nele, prepare-se, pois te apresentaremos tudo agora mesmo.

morcego com cabeca de martelo conheca o bizarro animal africao tricurioso 2

Sobre Morcego com Cabeça de Martelo

Com envergadura de até 38 polegadas e pesando cerca de um quilo, o morcego com cabeça de martelo é o maior morcego da África, de acordo com a Bat Conservation International. É também a espécie de morcego mais sexualmente dimórfica do mundo.

A fêmea média pesa cerca de 229g e não parece tão diferente de outros morcegos frugívoros. Os machos, no entanto, crescem muito e têm rostos que os diferenciam claramente. A laringe e o rosto são aumentados, criando uma câmara ressonante que facilita a criação dos altos ruídos de buzina que atraem as fêmeas.

Esses animais podem ser encontrados no Senegal, na África Ocidental, ao norte de Angola, quase 3.000 milhas ao sudeste. Eles vivem mais nas florestas tropicais úmidas que cercam as planícies, pântanos e rios da África Equatorial.

Alimentação

O morcego com cabeça de martelo se alimenta das frutas que crescem na área, incluindo figos, bananas, goiabas e mangas, tornando-os frugívoros. Por causa de sua dieta de frutas, eles são considerados uma praga por muitos agricultores africanos, que os eliminam quando necessário para salvar suas colheitas.

Morcego com Cabeça de Martelo: Conheça o Bizarro Animal Africano

Caça

Além de enfrentar o extermínio nas mãos de fazendeiros fartos, os morcegos com cabeça de martelo em certos países também devem ficar atentos aos caçadores que querem comê-los. De acordo com o site Animali , as pessoas na República Democrática do Congo e na Nigéria matam morcegos com cabeça de martelo para consumi-los como carne de caça.

“Carne de caça” é um termo genérico usado para descrever a caça selvagem em geral, mas muitas vezes é usado especificamente para denotar a carne de caça da África. Além de seu uso como fonte de alimento nesses países da África Equatorial, os morcegos com cabeça de martelo também aparecem ocasionalmente em “mercados úmidos” em outras partes da África e em todo o mundo.

Acasalamento

De acordo com um estudo publicado no Journal of Zoology, o morcego com cabeça de martelo é uma das únicas espécies confirmadas de morcego que participa do sistema de acasalamento “lek”. Nesse ritual de acasalamento, grandes grupos (ou leks) de morcegos, de 20 a mais de 120, se reúnem para atrair as fêmeas.

Cada macho reivindica um território de cerca de 9 metros, depois se pendura em um galho e bate as asas enquanto “buzina” repetidamente de 60 a 120 vezes por minuto. Os morcegos fêmeas voam pelo lek, selecionam um macho com quem desejam acasalar e pousam no galho ao lado dele. O macho então solta um som de “zumbido staccato”, acasala com a fêmea e se pendura no galho novamente, “buzinando” para a próxima fêmea.

morcego com cabeca de martelo conheca o bizarro animal africao tricurioso 4

Os machos políginos não ficam por perto para ajudar a criar seus filhotes. Na verdade, eles geralmente não se reúnem em grandes grupos familiares. O poleiro de um morcego com cabeça de martelo normalmente consiste em menos de cinco criaturas. O reino animal é bem fascinante, não é mesmo?

Leia Também: Por que os morcegos transmitem tantas doenças?
Leia Também:
5 mitos sobre os morcegos

Felizmente, esses morcegos extraordinários não são considerados uma espécie ameaçada, embora o aumento do desmatamento e as mudanças climáticas estejam começando a afetar seus habitats naturais. Por enquanto, os conservacionistas simplesmente continuam monitorando uma das espécies de morcegos mais emblemáticas da África.

Você já conhecia o morcego com cabeça de martelo? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!