Sabemos que é super normal serem realizadas pesquisas, certo? Mas a que comentaremos hoje é bem bizarra e envolve a jovem Margaret Howe. Com apenas 23 anos, Margaret participou de uma pesquisa que talvez seja uma das mais chocantes da história

O experimento foi financiado pela NASA. Prepare-se, pois te contaremos tudo sobre ele agora mesmo.

margareth howen a mulher que teve encontros sexuais com um golfinho tricurioso 2

Quando um jovem Carl Sagan visitou o laboratório Dolphin Point de St. Thomas em 1964, ele provavelmente não percebeu o quão controverso o cenário se tornaria. Sagan pertencia a um grupo secreto chamado “The Order of the Dolphin”, que apesar do nome, se concentrava na busca de inteligência extraterrestre.

Também no grupo estava o excêntrico neurocientista Dr. John Lilly. Seu livro de quase ficção científica de 1961 Man and Dolphin destacou a teoria de que os golfinhos queriam (e provavelmente poderiam) se comunicar com humanos. Os escritos de Lilly despertaram um interesse científico na comunicação entre espécies que desencadeou um experimento que deu um pouco errado.

Golfinhos e Humanos

O astrônomo Frank Drake chefiou o Telescópio Green Bank do Observatório Nacional de Radioastronomia, na Virgínia Ocidental. Ele liderou o Projeto Ozma, a busca por vida extraterrestre através de ondas de rádio emitidas de outros planetas. Ao ler o livro de Lilly, Drake, animado, traçou paralelos entre seu próprio trabalho e o de Lilly. Drake ajudou o médico a obter financiamento da NASA e de outras entidades governamentais para realizar sua visão: uma ponte comunicativa entre humanos e golfinhos.

Lilly então construiu um laboratório que abriga um espaço de trabalho no nível superior e um recinto de golfinhos na parte inferior. Escondido na pitoresca costa do Caribe, ele chamou o edifício de alabastro de Dolphin Point. Quando Margaret Howe Lovatt, de 23 anos, percebeu que o laboratório existia, ela dirigiu até lá por pura curiosidade. Ela se lembrava com carinho de histórias de sua juventude, onde os animais falantes eram alguns de seus personagens favoritos. Ela esperava de alguma forma testemunhar o avanço que poderia ver essas histórias se tornarem realidade.

Margaret Howe: A Mulher Que Teve Encontros Sexuais Com Um Golfinho

Chegando ao laboratório, Margaret Howe encontrou seu diretor, Gregory Bateson, um famoso antropólogo por mérito próprio. Quando Bateson perguntou sobre a presença de Margaret, ela respondeu: “Bem, ouvi dizer que você tinha golfinhos… e pensei em vir e ver se havia algo que eu pudesse fazer”.

Bateson permitiu que a jovem observasse os golfinhos. Talvez querendo fazê-la se sentir útil, ele pediu que ela tomasse notas enquanto as observava. Tanto ele quanto Lilly perceberam sua intuição, apesar de qualquer falta de treinamento, e ofereceram-lhe um convite aberto para o laboratório.

Pesquisadora Margaret Howe

Logo a dedicação de Margaret Howe Lovatt ao projeto de Lilly se intensificou. Ela trabalhou diligentemente com os golfinhos, chamados Pamela, Sissy e Peter. Através de lições diárias, ela os encorajou a criar sons humanos. Mas o processo estava se tornando tedioso com poucas indicações de progresso. Margaret Howe Lovatt odiava sair à noite e ainda sentir que havia muito trabalho a fazer. Então ela convenceu Lilly a deixá-la morar no laboratório, impermeabilizando os quartos superiores e inundando-os com meio metro de água. Dessa forma, humanos e golfinhos poderiam ocupar o mesmo espaço.

Lovatt escolheu Peter para o experimento de linguagem renovado e imersivo. Eles coexistiam no laboratório seis dias da semana e, no sétimo dia, Peter passava um tempo no recinto com Pamela e Sissy.

Através de todas as aulas de fala e treinamento de voz de Peter, Margaret Howe aprendeu que “quando não tínhamos nada para fazer era quando fazíamos mais… ele estava muito, muito interessado em minha anatomia. Se eu estivesse sentado aqui e minhas pernas estivessem na água, ele subia e olhava a parte de trás do meu joelho por um longo tempo. Ele queria saber como aquela coisa funcionava e eu fiquei tão encantada com isso.”

margareth howen a mulher que teve encontros sexuais com um golfinho tricurioso 4

Impulsos Sexuais

Encantado pode não ser a palavra para descrever como Margaret se sentiu quando Peter, um golfinho adolescente com certos impulsos, ficou um pouco mais… excitado. Ela disse aos entrevistadores que ele “se esfregava no meu joelho, no meu pé ou na minha mão”. Levar Peter de volta ao recinto cada vez que isso acontecia se tornava um pesadelo logístico.

Então, com relutância, Margaret Howe Lovatt decidiu satisfazer manualmente os impulsos sexuais do golfinho. “Era apenas mais fácil incorporar isso e deixar acontecer… isso se tornaria parte do que estava acontecendo, como uma coceira, basta se livrar desse arranhão e terminaríamos e seguiríamos em frente.”

A jovem insiste que “não foi sexual da minha parte… sensual talvez. Pareceu-me que isso tornava o vínculo mais estreito. Não pela atividade sexual, mas pela falta de ter que ficar quebrando. E isso é realmente tudo o que era. Eu estava lá para conhecer Peter. Isso era parte dele.” Enquanto isso, a curiosidade de Drake sobre o progresso de Lilly crescia. Ele enviou um de seus colegas, Sagan, de 30 anos, para verificar o que acontecia em Dolphin Point.

Margaret Howe: A Mulher Que Teve Encontros Sexuais Com Um Golfinho

Drake ficou desapontado ao saber que a natureza do experimento não era como ele esperava; ele esperava progresso na decifração da linguagem dos golfinhos. Este foi provavelmente o começo do fim para o financiamento de Lilly e sua equipe. No entanto, o apego de Margaret a Peter cresceu, mesmo com o declínio do projeto.

Mas em 1966, Lilly estava mais encantada com o poder de alterar a mente do LSD do que com os golfinhos. Lilly foi apresentada à droga em uma festa em Hollywood pela esposa de Ivan Tors, produtor do filme Flipper . “Eu vi John passar de um cientista de jaleco branco para um hippie completo”, lembrou o amigo de Lillie, Ric O’Barry.

Lilly pertencia a um grupo exclusivo de cientistas licenciados pelo governo para pesquisar os efeitos do LSD. Ele dosou a si mesmo e aos golfinhos no laboratório. (Embora não Peter, por insistência de Margareth.) Felizmente, a droga parecia ter pouco ou nenhum efeito sobre os golfinhos. No entanto, a nova atitude arrogante de Lilly em relação à segurança do animal alienou Bateson e acabou com o financiamento do laboratório.

margareth howen a mulher que teve encontros sexuais com um golfinho tricurioso 6

Fim do Experimento

Assim terminou a experiência de Margaret Howe Lovatt com um golfinho. “Aquela relação de ter que estar juntos meio que se transformou em realmente gostar de estar juntos, e querer estar juntos, e sentir falta dele quando ele não estava lá”, ela reflete. Lovatt recusou a partida de Peter para o laboratório apertado de Lilly em Miami com pouca luz do sol.

Algumas semanas depois, algumas notícias terríveis: “John me ligou para me contar”, observa Lovatt. “Ele disse que Peter havia cometido suicídio.” Ric O’Barry do Dolphin Project e amigo de Lilly valida o uso do termo suicídio. “Os golfinhos não são respiradores automáticos como nós… Cada respiração é um esforço consciente. Se a vida se tornar muito insuportável, os golfinhos respiram fundo e afundam”.

Um Peter de coração partido não entendeu a separação. A tristeza de perder o relacionamento era demais. Margaret Howe Lovatt ficou triste, mas finalmente aliviada por Peter não precisar suportar a vida no confinado laboratório de Miami. “Ele não ia ficar infeliz, ele simplesmente se foi. E tudo bem.”

Margaret permaneceu em St. Thomas após o experimento fracassado. Ela se casou com o fotógrafo original que trabalhou no projeto. Juntos, eles tiveram três filhas e converteram o laboratório abandonado de Dolphin Point em um lar para sua família.

Margaret Howe: A Mulher Que Teve Encontros Sexuais Com Um Golfinho

Leia Também: Quando Pompeia foi destruída? Pesquisadores revelam!
Leia Também: Pesquisas apontam que gatos gostam mais de humanos do que de comer

Margaret Howe não falou publicamente sobre o experimento por quase 50 anos. Recentemente, porém, ela concedeu entrevistas a Christopher Riley para seu documentário sobre o projeto, o apropriadamente chamado The Girl Who Talked to Dolphins.

Você já havia ouvido falar sobre o experimento? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar!