O reino animal é bem vasto e possui uma enorme quantidade de espécies espalhadas pelo mundo. Nós sempre trazemos aqui curiosidades sobre animais, até pelo fato de que eles atraem a atenção de muitas pessoas.

A orca é de longe um dos animais marinhos que mais somos fascinados, afinal de contas, ela é incrível e carrega uma série de curiosidades ainda mais incríveis. Hoje nós separamos algumas dessas curiosidades e você pode conferir todas elas agora mesmo. Ah, pode ficar tranquilo, pois na lista não vamos repetir que a orca não é uma baleia e sim um golfinho. Sem mais enrolações, vamos para as curiosidades.

orca as melhores curiosidades sobre o animal tricurioso 2

Origem do Nome

O nome orca foi dado pelos antigos romanos e vem de Orcus que é do deus da morte / deus do submundo na mitologia romana. Já Orcinus, nome do gênero biológico desse animal, significa “reino da morte”. Por muito tempo a orca foi chamada de baleia assassina, porém esse nome não de nenhuma forma para esse animal, já que nem carrega o nome da espécie e nem mesmo é compatível com o comportamento dele. Vale deixar claro aqui que as orcas naturalmente não agridem os humanos. Os únicos incidentes que já foram registrados aconteceram quando estes mamíferos estavam em cativeiro.

Baleia Assassina?

Falamos mais acima sobre as orcas serem chamadas de baleia assassina, mas você como surgiu esse nome? Bom, acredita-se que  pescadores e marinheiros europeus encontraram algumas orcas, há centenas de anos, eles testemunharam esse grupo caçando baleias. Por conta disso,  esses pescadores e marinheiros chamaram o animal de  “assassina de baleias”, porém, por conta da tradução para o inglês, o nome acabou ficando “baleias assassinas”.

Orca: As Melhores Curiosidades Sobre o Animal

Menopausa

Você deve estar se perguntando o que menopausa tem a ver com as orcas, certo? Pois bem, essa é uma das características mais curiosas da espécie, isso porque elas são uma das cinco espécies de mamíferos cujas fêmeas entram na menopausa.

Matriarcas

Um outro ponto bem interessante das orcas é que as mais velhas são as responsáveis por passar os conhecimentos de como e quando conseguir alimento. Isso acontece porque essa espécie formam grupos organizados em torno das matriarcas. Incrível, não acha?

orca as melhores curiosidades sobre o animal tricurioso 4

Dieta

Não é novidade para ninguém que cada ser vivo possui uma dieta própria, mas você sabe qual é a dieta das orcas? Bom, esses mamíferos são predadores que ficam no topo da cadeia alimentar. A dieta das orcas varia bastante de acordo com o lugar que elas vivem, comer peixes, arraias, tubarões, baleias, focas, pinguins e até mesmo tubarões brancos, além de outros animais. Em 1975 foi registado a existência de restos de outras orcas no estômago de dois machos da espécie, assim dando indícios de canibalismo.

Leia Também: Conheça alguns animais com habilidades incríveis
Leia Também: O tamanho do cérebro pode determinar o nível de inteligência dos animais?

Bom, essas foram as curiosidades de hoje, mas continue nos acompanhando, pois todos os dias saem novas curiosidades por aqui.

Gostou das curiosidades de hoje? Não esquece de compartilhar esse post!