Mudar o nome e a estratégia de comunicação de uma empresa pode ser um passo necessário para o futuro do negócio. Mas quando se trata de um nome comercial, o  ‘rebranding’ pode ser uma estratégia arriscada e que pode ser evitada.

 Imagine o lançamento de uma nova marca de roupas lançada no mercado que tem como principal foco a moda empresarial masculina. Se com poucos anos de vida nota-se que o mercado feminino tem mais potencial, um nome neutro facilitaria a manutenção da identidade da empresa auxiliando que a mesma transite melhor entre diferentes ciclos de vida da marca.

O caminho não é tão diferente se você pensa em escolher um nome para o seu blog. Escolher um nome de blog que resista ao teste do tempo é uma etapa vital para o seu negócio e por isso usar um gerador de nome de blog é fundamental já nos primeiros passos para a implementação da sua nova plataforma. Muitos blogs mudam de marca rapidamente quando percebem que o antigo nome do blog não faz mais sentido, mas uma transição suave pode ser facilitada se a escolha for a ideal desde o começo!

tricurioso 02

Identifique o seu nicho

Identificar o assunto do seu blog é a chave para definir o nome certo e que pode proporcionar as melhores respostas ao expandir com você. Isto porque o nome do blog representa uma maneira de comunicar um ponto de vista exclusivo e autêntico para um determinado setor ou nicho. Uma vez identificado, o nome certo também será altamente informativo sobre o tipo de conteúdo que você publicará. Mas este alcance não será efetivo se você não tiver clareza sobre qual público deseja atingir.

Faça uma pesquisa sólida

Um novo empreendimento requer um plano de ação consistente e um blog não é diferente disso. Uma vez escolhido o seu nicho de atuação e o perfil do público que deseja atingir, é fundamental estudar em detalhe o que os blogs de destaque em seu setor estão fazendo.

Considere ações que você se identifica ou não e inspire-se no que você percebe que os leitores do seu setor gostam de ver. Procurar seguir os passos daqueles que atingiram o sucesso com blogs, verificar o que há de comum em seus os nomes, suas matérias, e suas respostas será um bom guia para nortear os seus passos iniciais.

Mas lembre-se também é uma boa ideia pensar em como seu blog se destacará em meio a tantos outros que poderão surgir. Este também é um bom momento para descobrir o que fazem alguns nomes tão memoráveis já que a memória humana tem limites para reter nomes de coisas e pessoas que considera importantes.

Fácil de falar, soletrar e lembrar

Em última análise, você quer que seu nome seja cativante, fácil de lembrar e fácil de dizer e soletrar. Não será agradável para você e para saúde do seu blog caso seu leitor tente digitar o nome do seu site mas escreva-o errado. Certamente o leitor não conseguirá encontrar seu blog no google com um erro desta natureza. Pior ainda se não conseguir lembrar o nome na hora que quiser acessar o conteúdo que tanto gostou.