Você provavelmente já foi em um festa, seja de família ou até mesmo de amigos, e com certeza não conseguiu lembrar o nome de alguém, afinal isso é totalmente normal se você não tem muito contato com ela, porém é um pouco vergonhoso ao olhar de amigos… Mas caí entre nós, todos já passamos por isso. Mas e se eu te falasse que existe um estudo que fala que uma pessoa só se lembra dos 5 mil rostos/nomes mais importantes para ela, você acreditaria? Não? Então vamos conversar e explicar melhor isso.

Alguns pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, acreditam que 5 mil é a média que um ser humano normal consegue guardar em sua mente, contando pessoas da vida real (família e amigos) e da mídia (pessoas famosas). O estudo pediu para que os participantes anotassem quantos nomes de amigos, conhecidos, membros da família e até pessoas famosas lembrassem dentro de uma hora. Segundo os participantes, no início é bem fácil lembrar, porém ao decorrer do tempo a dificuldade vai aumentando e foi essa mudança de ritmo que permitiu os pesquisadores suporem quando eles ficariam sem nenhum rosto na memória.

segundo estudo podemos lembrar de 5 mil rostos 3

 

Além disso, outra etapa foi feita. Dessa vez os pesquisadores mostraram aos voluntários várias fotografias de celebridades e eles precisavam falar o máximo de nomes que eles sabiam. O resultado concluiu que eles foram capazes de distinguir entre 1.000 e 10.000 faces no total. Bem bizarro, não?

Segundo Jenkins, doutor do departamento de Psicologia da Universidade de York, algumas pessoas são capazes de fixar mais rostos na memória por diversos motivos, como: local onde cresceu e viveu ser muito povoado ou pelo simples fato de algumas pessoas prestarem mais atenção nos rostos que veem durante o dia-a-dia. O doutor ainda concluiu dizendo que seria interessante ver se há uma idade de pico para o número de rostos que conhecemos, para que assim possamos saber se acumulamos rostos na nossa memória ao longo do tempo ou se simplesmente esquecemos de alguns depois que alcançamos uma certa idade. Vale lembrar que nessa pesquisa, a maioria dos voluntários possuíam cerca de 24 anos.

segundo estudo podemos lembrar de 5 mil rostos

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀