Mary Surratt organizou reuniões para os homens que planejaram o assassinato de Abraham Lincoln em sua pensão em Washington, DC e até armazenou armas para John Wilkes Booth em sua taverna.

Hoje contaremos quem foi Mary Surrat, a primeira mulher a ser enforcada pelo governo dos Estados Unidos.

mary surratt a primeira mulher enforcada pelo governo dos eua tricurioso 2

Quem Foi Mary Surratt?

Nascida Mary Elizabeth Jenkins, filha de um fazendeiro de tabaco e sua esposa em Maryland, Mary Surratt cresceu em uma família de proprietários de escravos. Quando ela tinha 17 anos, ela se casou com John Harrison Surratt, outro fazendeiro que escravizou sete pessoas. Como muitos fazendeiros de Maryland que dependiam do trabalho escravo, John Surratt era abertamente a favor da secessão do sul.

Depois que um incêndio queimou a fazenda dos Surratts, supostamente incendiada por um escravo fugitivo, segundo a Time, John e Mary abriram uma taverna em Clinton, Maryland, que também serviu como sua casa. No entanto, em poucos anos, John Surratt, um alcoólatra, caiu em pesadas dívidas.

Maryland foi um estado fundamental no conflito Norte-Sul, apenas dois por cento dos eleitores eram a favor de Lincoln, mas o estado permaneceu parte da União quando a Guerra Civil eclodiu.

O filho mais velho de John e Mary Surratt, Isaac, juntou-se ao Exército Confederado, e seu filho mais novo, John Surratt Jr., começou a trabalhar para o Serviço Secreto Confederado. A guerra também prejudicou John Sr. financeiramente, mergulhando os Surratts em mais dívidas.

Mary Surrat: A Primeira Mulher Enforcada Pelo Governo dos EUA

A Pensão de Mary Surratt

Então, em 1862, John Surratt morreu, deixando Mary em apuros. Aos 39 anos, ela decidiu alugar a fazenda e taverna da família em Maryland e se mudou com seus dois filhos e filha, Anna, para uma pequena casa que herdara em Washington, DC.

Mary transformou o andar superior da casa em uma pequena pensão, que ela poderia alugar e ganhar uma vida modesta. No entanto, durante seu julgamento, a pensão de Mary Surratt provou ser o prego no caixão.

Seu filho John havia se tornado um bom amigo de um proeminente ator sulista, um homem chamado John Wilkes Booth, e os dois costumavam se encontrar na pensão. Com o tempo, a pensão de Mary, localizada a menos de um quilômetro e meio da Casa Branca, tornou-se uma casa segura para espiões e agentes rebeldes confederados. Mais importante, é onde Booth e seus co-conspiradores formularam o plano para sequestrar Abraham Lincoln no final da Guerra Civil.

Mas esse plano mudou quando a União prevaleceu sobre a Confederação em abril de 1865.

mary surratt a primeira mulher enforcada pelo governo dos eua tricurioso 4

O Assassinato de Abraham Lincoln

O plano original de John Wilkes Booth era sequestrar Abraham Lincoln e transportá-lo para Richmond, oferecendo-o em troca de prisioneiros de guerra confederados. Enquanto planejavam o sequestro, Booth e John Surratt Jr. recrutaram mais co-conspiradores e organizaram reuniões na pensão de Mary Surratt. Eles também armazenaram armas e munições em sua taverna em Maryland.

Mas com a rendição da Confederação em 9 de abril de 1865, Booth e seus conspiradores mudaram apressadamente seu plano de sequestro para assassinato. Booth mataria Lincoln, George Atzerodt mataria seu vice-presidente Andrew Johnson e Lewis Powell e David Herold matariam o secretário de Estado William H. Seward. Juntos, eles esperavam paralisar o governo dos EUA no momento em que comemorava a vitória.

Cinco dias depois, apenas John Wilkes Booth obteve sucesso. No entanto, poucas horas após o assassinato de Abraham Lincoln no Teatro Ford em 14 de abril de 1865, a polícia do Distrito de Columbia visitou Mary Surratt em sua pensão. Eles explicaram que, além de procurar Booth, também procuravam seu filho John, suspeito de ajudar Powell e Herold no ataque a Seward.

Mas enquanto Booth fugia para a taverna de Surratt em Maryland para coletar armas antes de seguir para o sul na Virgínia, John fugiu para o Canadá. De lá, ele viajou para a Europa e posou como cidadão canadense, juntando-se ao Papal Zouaves, um regimento de voluntários criado para defender o Vaticano durante a unificação italiana.

 
mary surratt a primeira mulher enforcada pelo governo dos eua tricurioso 5

Autoridades americanas eventualmente o alcançaram no Egito, mas John Surratt Jr. evitou a forca. Infelizmente, o mesmo não poderia ser dito de sua mãe. Os historiadores descreveram as respostas de Surratt durante seu interrogatório como “confiantes e arrogantes”. Ela negou ter qualquer conhecimento prévio do assassinato, embora alguns historiadores argumentem que ela, pelo menos, sabia sobre o plano de sequestrar Lincoln.

Ainda assim, era sua pensão onde as reuniões eram realizadas. Além disso, o taverneiro de Maryland, John Lloyd, alegou que Mary Surratt havia dito a ele no dia do assassinato para manter as armas prontas para Booth e Herold, que deveriam se encontrar lá após os assassinatos. Combinados, a alegação condenatória de Lloyd e o status de Mary como proprietária dos conspiradores levaram à sua prisão e a colocaram em julgamento ao lado de Atzerodt, Herold e Powell.

O Julgamento

Em 12 de maio de 1865, Mary Surratt foi julgada por um tribunal militar de nove homens, em vez de um tribunal civil, de acordo com o Journal of the Abraham Lincoln Association . O próprio tribunal foi controverso na época, provavelmente porque o Norte e o Sul ainda desconfiavam fortemente um do outro. Surratt proclamou sua inocência durante todo o processo, e vários amigos e padres a defenderam. Entre seus maiores apoiadores estava sua filha, Anna.

Mas outros depoimentos de testemunhas não pintaram Mary Surratt em uma luz favorável. Uma testemunha a descreveu como “dedicada de corpo e alma à causa do Sul”. E, claro, havia o testemunho de John Lloyd, o homem a quem ela alugou a taverna de Maryland, que contou ao tribunal sobre as armas que haviam sido guardadas ali para os conspiradores.

Alegadamente, quando Lloyd soube do assassinato de Lincoln, ele gritou: “Sra. Surratt, aquela mulher vil, ela me arruinou! No final, o tribunal ignorou os protestos de inocência de Mary Surratt. Não só ela foi condenada por ajudar a planejar o assassinato, mas também foi condenada à morte por enforcamento.

Mary Surrat: A Primeira Mulher Enforcada Pelo Governo dos EUA

No entanto, dos nove membros do tribunal, cinco sugeriram que o presidente Andrew Johnson comutasse a sentença de Surratt para prisão perpétua. Anna até implorou no gramado da frente da Casa Branca, implorando a Johnson para comutar a sentença de sua mãe.

Alguns relatos afirmam que Johnson nunca recebeu a carta pedindo-lhe para comutar a sentença de Surratt, presumivelmente, ele também não viu Anna implorando no gramado da Casa Branca, mas outros dizem que ele recusou, dizendo: “Ela manteve o ninho que eclodiu o ovo.”

Muitas pessoas, incluindo o carrasco, esperavam que Andrew Johnson comutasse a sentença de Surratt no último minuto. Em vez disso, ele assinou sua ordem de execução em 5 de julho. Nesse mesmo dia, os trabalhadores começaram a construir a forca. Vestida de preto em 7 de julho de 1865, Mary Surratt se tornou a primeira mulher a ser enforcada pelo governo dos Estados Unidos.

O Legado de Mary Surratt

Durante o julgamento, o público em geral considerou Mary Surratt com desprezo. Um escritor do The Chicago Tribune presente no tribunal escreveu sobre ela: “Esta criatura miserável está parecendo mais forte e aparentemente mais reconciliada”. O vitríolo foi tão intenso que os editores do Tribune pareciam estar aguardando ansiosamente a captura e execução de John Surratt Jr., escrevendo: “Um deles foi enforcado, e o outro será enforcado quando receber suas sobremesas. ”

mary surratt a primeira mulher enforcada pelo governo dos eua tricurioso 7

Mas após a execução  e especialmente depois de ver a foto dela pendurada na forca, muitos americanos questionaram se o veredicto havia sido justo. De fato, nos mais de 150 anos desde então, o envolvimento de Mary Surratt no plano de assassinato foi repetidamente questionado.

Nos anos imediatamente após a execução de Surratt, a pena capital para as mulheres despencou drasticamente. Menos de um ano depois, em abril de 1866, a Suprema Corte decidiu que era inconstitucional que os cidadãos fossem julgados por comissões militares, uma decisão que acabou salvando a vida de John Surratt Jr.

Leia Também: Ponce de León e a Fonte da Juventude
Leia Também: Quem foi Joana D’Arc?

A Surratt House and Tavern ainda permanece até hoje como a casa mais antiga de Clinton, Maryland, onde está sendo mantida pela The Surratt Society como um museu e marco histórico. No entanto, a pensão de Mary Surratt em Washington, DC, é uma história diferente. Enquanto o prédio ainda está intacto, agora é um restaurante chinês chamado Wok and Roll.

Já conhecia a Mary Surratt? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!