A maioria das pessoas diz que você precisa se especializar para ter sucesso. Para ir fundo em vez de largo. E faz sentido porque você recebe mais se se tornar um especialista.

Agora, se você tem muitos interesses e hobbies, isso significa que você deve esquecer a maioria deles e se limitar a um campo?

Fico feliz em dizer não, porque é aí que entra o polímata.

polimata o que e e como se tornar um tricurioso 2

Então, o que exatamente é um polímata, afinal?

Um polímata é alguém que estuda uma ampla gama de assuntos e é excelente em muitas coisas. Por exemplo, se você escreve músicas, cria sites e negocia ações, é considerado um.

A palavra se origina da palavra grega polymathes , que significa “tendo aprendido muito”. Com relação ao uso da palavra “polímata”, seu primeiro uso registrado foi em 1624 no livro Burton’s Anatomy of Melancholy .

E assim como os polímatas estudam muitos assuntos, vários termos também são usados ​​para descrever quem eles são. Alguns se referem a um polímata como um “homem renascentista” ou uma “pessoa em forma de T”, enquanto os polímatas em potencial são chamados de “multipotenciais”.

Como posso me tornar um polímata?

A coisa mais importante que você precisa para se tornar um polímata é sempre ficar curioso. Ao longo da história, todos os grandes polímatas tiveram essa característica crucial. Afinal, é o que torna o aprendizado significativo e divertido.

Não apenas isso, mas a curiosidade também desperta a imaginação que eventualmente alimenta a criatividade, levando à inovação – e é por isso que os polímatas são grandes empreendedores!

Portanto, nunca pare de fazer perguntas e tente desafiar suas suposições para se tornar um polímata. Essa curiosidade facilitará o próximo passo, que é desenvolver o interesse por vários assuntos e hobbies.

Comece a aprender ciências, negócios e artes. Não importa se você está tentando aprender tópicos completamente diferentes um do outro, pois é disso que se trata ser um polímata!

Porém, ser estratégico na hora de aprender é essencial. Você tem que aprender a aprender porque isso fará de você um aprendiz eficiente, o que é extremamente útil se você estiver tentando estudar diferentes assuntos simultaneamente.

Polímata: O que é e como se tornar?

Aprender a aprender significa familiarizar-se com diferentes técnicas de memorização e aprendizado, como intercalação, mnemônicos e a técnica de Feynman. Então, você precisa aplicar o que aprendeu.

Isso pode ser óbvio para alguns, mas ficar preso em um padrão de aprendizado sem aplicar esse conhecimento é comum, causando sobrecarga de informações e paralisia da análise.

Pense nisso como assistir a tutoriais no YouTube para aprender a andar de bicicleta sem realmente praticar em uma bicicleta. Como diz o ditado, “Saber não é suficiente. Devemos nos candidatar.”

Lembre-se, esse tipo de pessoa é um especialista em muitos campos, não um pau para toda obra, mestre de ninguém.

Existem famosos que são?

Leonardo da Vinci é a primeira pessoa em quem a maioria das pessoas pensa quando surge o tópico dos polímatas. Embora ele seja mais famoso por pintar a Mona Lisa, da Vinci também foi escultor, engenheiro e anatomista.

Outro bastante famoso que vem à mente é Benjamin Franklin, que teve várias ocupações, como escritor, cientista e diplomata.

Galileo Galilei também foi considerado um, pois o astrônomo italiano se destacou em matemática e filosofia.

Você pode estar se perguntando se ainda existem polímatas na era moderna.

Um exemplo de um polímata moderno é um determinado empresário bilionário sul-africano formado em física e economia.

Se você ainda não adivinhou quem é, é Elon Musk, ele conta com uma ampla variedade de habilidades e realizações que lida com Tesla, SpaceX e Twitter simultaneamente!

Leia Também: O que matou os dinossauros?
Leia Também: O pirata Barba Negra realmente existiu?

Ser um polímata prova que é possível ser um especialista mesmo se você tiver uma grande variedade de interesses. E embora o caminho para uma vida possa ser desafiador, permanecer curioso, aprender a aprender e agir torna muito mais viável.

Portanto, em um mundo cheio de pessoas dizendo que você deve se especializar, não generalizar, lembre-se de que houve pessoas que fizeram as duas coisas no passado, então não perca a esperança!

Gostou do post? Não esquece de compartilhar!