Você já se perguntou por que temos dentes do siso? Esses molares na parte de trás de nossa mandíbula podem parecer um inconveniente, mas na verdade serviram a um propósito crucial para nossos ancestrais.

Aqui vamos explorar a história dos dentes do siso, quando eles normalmente surgem e por que algumas pessoas nascem sem eles.

Também vamos nos aprofundar nos problemas que podem surgir com esses dentes e por que algumas pessoas optam por removê-los.

por que temos o dente do siso tricurioso 2

Por que as pessoas têm esses dentes?

Escondidos no canto mais distante da mandíbula estão os dentes do siso. E, como outros molares, ajudam a triturar os alimentos para facilitar a deglutição e a digestão.

Esses dentes se adequavam à dieta grosseira do homem das cavernas quando comiam muitas nozes, raízes e carne crua. Como não haviam aperfeiçoado a culinária, os primeiros humanos precisavam de uma maneira eficiente de triturar os alimentos antes de engoli-los.

Suas mandíbulas largas podiam conter o conjunto extra de dentes na parte de trás, então não havia problemas. Embora hoje em dia, os humanos realmente não precisem dos terceiros molares.

Desenvolvemos inúmeras técnicas para tornar os alimentos mais fáceis de mastigar. Com vários processos de cozimento e talheres para cortar pedaços pequenos, não temos mais muita utilidade para os dentes do siso.

É uma estrutura vestigial, como seu apêndice , que não funciona mais.

Com que idade começam a nascer?

Seus dentes do siso só aparecem muito depois de você parar de receber presentes da fada do dente, geralmente na época em que você está se formando no ensino médio ou começando a faculdade.

Embora esses dentes surjam no final da adolescência ou no início dos 20 anos, eles começam a se desenvolver muito mais cedo, por volta dos 7 a 10 anos de idade. Uma vez formados, eles ficam escondidos em sua mandíbula até a hora de aparecer.

Mas se os dentes do siso se desenvolvem enquanto você ainda é criança, por que eles demoram tanto para nascer? A resposta é espaço. Esses dentes precisam de espaço na mandíbula para crescer, e a mandíbula de uma criança não é grande o suficiente.

Por que temos dentes do siso?

Quanto mais velho você fica, maior sua mandíbula se torna também. Portanto, no início da idade adulta, seus maxilares têm mais capacidade de acomodar os terceiros molares.

Você pode dizer que seus dentes do siso estão começando a nascer quando sentir alguma dor ou dor persistente na gengiva na parte de trás da mandíbula.

Os homens geralmente têm seus dentes do siso mais cedo do que as mulheres, e os da mandíbula superior geralmente aparecem primeiro.

No entanto, pode levar anos para que seus dentes do siso cresçam completamente.

Por que algumas pessoas não têm esses dentes?

Nem todo mundo tem esses dentes. Cerca de 25% das pessoas têm de 1 a 3 dentes do siso, enquanto cerca de 35% não têm nenhum.

Alguns especialistas acreditam que, como nossos maxilares são geralmente muito pequenos para segurar os dentes do siso confortavelmente, estamos evoluindo para eliminá-los.

E nesse ritmo, os dentes do siso podem desaparecer completamente no futuro.

Leia Também: Conheça 5 órgãos que conseguimos viver sem
Leia Também: Por que perdemos os ‘dentes de leite’?

Embora os dentes do siso possam ser problemáticos, eles nem sempre são ruins. Algumas pessoas não têm problemas de terceiros molares e podem manter os deles.

Temos os dentes do siso porque eles eram cruciais para a dieta de nossos ancestrais. Eles esmagaram com eficiência a dieta dura dos primeiros humanos e facilitaram a deglutição e a digestão.

Mas agora que nossas refeições se tornaram muito mais fáceis de mastigar, parece que não precisamos mais delas. Nossas mandíbulas também são muito menores, o que não deixa espaço para o crescimento dos dentes do siso.

Quer você opte por manter os dentes do siso ou removê-los, uma coisa é certa: esses molares têm uma história fascinante e continuam a nos intrigar até hoje.

Gostou do post? Não esquece de compartilhar!