Pressione ESC para fechar

Conheça as Dez Estátuas Mais Altas do Mundo

Estátuas frequentemente são formas de homenagear figuras significativas, incluindo líderes religiosos, escritores e santos. Geralmente, essas obras têm proporções consideradas “convencionais” ou até mesmo “imponentes”, mas em alguns casos, há construções que excedem ou se aproximam dos 100 metros de altura.

Caso sua curiosidade esteja aguçada, a seguir apresentamos as dez estátuas mais imponentes que podem ser encontradas em diferentes partes do mundo.

10. Estátua de Pedro, o Grande (Rússia) — 98 metros

estatua de pedro o grande monumento a pedro moscou russia 197602 147 e1692623689462

(Fonte: GettyImages)

Erguida em comemoração ao bicentenário da Marinha Russa, a escultura de Pedro, o Grande, emprega mais de 600 toneladas de aço inoxidável, bronze e cobre. Nessa obra, é retratado um dos líderes mais influentes do país, posicionado sobre uma imponente embarcação que se eleva acima de várias outras, localizada exatamente na confluência ocidental entre o rio Moskva e o canal Vodootvodny.

9. Buda Guanyin de Mil Mãos de Mil Olhos (China) — 99 metros

(Fonte: Aksha Tours)

(Fonte: Aksha Tours)

Indiscutivelmente, a China se destaca como a nação que abriga o maior acervo de estátuas de grande altura ao redor do globo, frequentemente com relevância religiosa. Entre essas, figura o Guanyin das Mil Mãos e Mil Olhos, uma representação de um ser dotado de uma miríade de olhos, capaz de testemunhar as adversidades enfrentadas pelas pessoas, e uma multiplicidade de braços, destinados a prestar auxílio à maior quantidade possível de seres vivos.

8. Imperadores Yan e Huang (China) — 106 metros

(Fonte: Recreio)

(Fonte: Recreio)

Yan e Huang, figuras imperiais de significância marcante para a China, receberam a honra de ter um monumento esculpido na encosta de uma montanha próxima ao rio Amarelo. Em sua totalidade, a estátua ergue-se a 106 metros de altura, com 55 metros destinados aos bustos sobre uma plataforma de 51 metros. O projeto demandou um investimento de 22,5 milhões de dólares por parte do país.

7. Buda de Guanyin de Nanshan (China) — 108 metros

(Fonte: Flickr)

(Fonte: Flickr)

Situada em Sanya, uma localidade à beira sul da ilha de Hainan, na China, esta escultura é composta por três segmentos distintos. Enquanto um desses segmentos volta seu olhar para o interior, os outros dois contemplam as águas do Mar da China Meridional.

Outra curiosidade é que, em sua inauguração, foram convidados 108 monges budistas de grupos situados em Taiwan, Hong Kong, Macau e China continental.

6. Nascimento do Novo Mundo (Porto Rico) — 110 metros

(Fonte: Segredos do Mundo)

(Fonte: Segredos do Mundo)

Esta é a única escultura da lista que não está localizada no hemisfério oriental. Erguida em Porto Rico, esta obra apresenta uma imponente figura de Cristóvão Colombo segurando um leme, ao lado das representações das caravelas Niña, Pinta e Santa María, navegando através do Oceano Atlântico.

5. Estátua da Crença (Índia) — 112 metros

(Fonte: YouTube)

(Fonte: YouTube)

A Estátua da Crença representa o deus Shiva empunhando um trishula, um objeto considerado essencial para erradicar a ignorância dos seres humanos. Além disso, essa escultura é de proporções tão imensas que qualquer indivíduo é capaz de avistá-la sem esforço a uma distância de 20 quilômetros.

4. Laykyun Sekkya (Myanmar) — 116 metros

(Fonte: GettyImages)

(Fonte: GettyImages)

A construção da Laykyun Sekkya teve início em 1996 e levou 12 anos para ser finalizada, concluindo-se em 2008. Seu projeto era tão monumental na época que chegou a ostentar o título de estátua mais alta do mundo por alguns meses, até ser posteriormente superada pelo Buda do Templo da Primavera.

3. Buda de Ushiku Daibutsu (Japão) — 120 metros

(Fonte: GettyImages)

(Fonte: GettyImages)

A Ushiku Daibutsu é a mais imponente estátua do Japão, retratando um dos cinco budas da meditação. Com seus 120 metros de altura, sendo 20 metros somente para o pedestal, ela apresenta dimensões extraordinárias em diversos aspectos: cada olho tem 2,5 metros de comprimento, as mãos estendem-se por 18 metros e cada dedo possui 7 metros.

2. Buda do Templo da Primavera (China) — 128 metros

(Fonte: Casa e Jardim)

(Fonte: Casa e Jardim)

A escultura de Buda situada no Templo da Primavera ostentou, por certo período, o título de maior estátua do mundo, situando-se em uma localidade cercada por montanhas. Sua construção foi um empreendimento de 11 anos, iniciando-se em 1997 e finalizando em 2008. Apesar disso, a magnitude desta estátua é diminuta quando comparada à imponente figura que reivindica o primeiro lugar.

1. Estátua da Unidade (Índia) — 182 metros

(Fonte: El Pais)

(Fonte: El Pais)

Acredite ou não, será necessário um considerável período de tempo até que outra estátua possa reivindicar o título de maior do mundo, uma vez que a Estátua da Unidade (que homenageia o político Sardar Vallabhbhai Patel, um dos pioneiros da Índia moderna) ergue-se a uma altura de “apenas” 183 metros, quase o dobro da Estátua da Liberdade, localizada em Nova York.