A elaboração de um artigo científico pronto é imprescindível para cada uma das etapas acadêmicas dos estudantes visto que a escrita de artigos de âmbito científico podem desempenhar um papel essencial no processo de disseminar novos conhecimentos bem como para os avanços nas mais variadas áreas da ciência.

Veja bem, é por meio de pesquisas acadêmicas que é possível fornecer plataformas para que cada pesquisador possa compartilhar cada uma de suas novas teorias e descobertas ao permitir que outros cientistas também tenham a oportunidade de revisar, criticar, aplicar tais conhecimentos.

Visto que a elaboração de artigos de cunho científico consiste em um dos principais meios pelos quais cada pesquisador pode comunicar cada uma de suas análises para o público com viés acadêmico. Além do mais, é através da produção científica que é possível desempenhar um papel essencial no processo de disseminar as novas informações, além de também compartilhar os novos conhecimentos.

Ainda assim, por meio da etapa de validação por pares que ocorre a publicação em revistas de teor científico e, que de forma geral, pode envolver etapas de revisão por pares, em que outros acadêmicos da mesma área podem avaliar os trabalhos e também julgar nos mais variados quesitos como a qualidade e qual foi rigor em relação a metodologia que foi utilizado durante a elaboração do artigo Acima de tudo, é neste tipo de validação que ocorre a contribuição acadêmicas para os mais variados campos do saber.

Por sua vez, a base para novas pesquisas pode ocorrer por meio da produção de artigos científicos anteriores que fornecem uma base sólida para pesquisas futuras. Além do mais, é através do processo de revisão de trabalhos já existentes que, cada um dos pesquisadores podem fazer a identificação de lacunas já existentes previamente em determinadas esferas do saber.

Mesmo assim, é importante destacar que a publicação de artigos nas revistas de caráter científico e com renome é, na maior parte das vezes, um pré-requisito para que ocorram avanços na carreira acadêmica de alunos.

Tipos de artigos científicos através de abordagens de pesquisa

 

Artigos de âmbito científico: importância e instrumentos de pesquisa

Artigos de âmbito científico: importância e instrumentos de pesquisa

Como fazer artigos científicos é uma dúvida que muitos estudantes podem ter e, por existirem os mais variados tipos de artigos científicos que podem ter classificações diversas, com base em suas abordagens de pesquisa que serão usadas para a condução do estudo. Separamos aqui, alguns dos tipos mais comuns de artigos científicos.

É importante destacar que cada um desses tipos de artigos de viés científico podem ter as suas próprias particularidades e abordagens para a realização de pesquisas. Por esse motivo, os estudantes de ensino superior ou pesquisadores acadêmicos podem escolher quais serão os formatos de artigo, uma vez que essa escolha poderá depender de seus intuitos de pesquisa e da natureza de cada um dos itens que poderão embasar o estudo.

 

  • Artigos de Revisão: Estes são tipos textuais que podem reunir além de também sintetizar as mais diversas informações de fontes distintas com o intuito de fornecer um viés mais abrangente de assuntos mais específicos. É neste formato de artigo que cada autor pode revisar a literatura já existente, no momento em que ocorre a identificação de tendências, e da identificação das lacunas existentes no conhecimento.

 

  • Artigos de Pesquisa Empírica: Estes formatos de artigos consistem na descrição de pesquisas originais que podem ser elaboradas por pesquisadores acadêmicos. Por sua vez, é possível que haja uma estrutura padronizada e que inclui um parágrafo introdutório, a definição da metodologia além da discussão dos resultados.

 

  • Artigos de Caso: Estes tipos de artigos podem examinar casos em específico, visto que é através de determinadas organizações, de um grupo de pessoas ou de eventos em específico, para que seja possível a obtenção de análises mais aprofundadas sobre determinados fenômenos. Ainda assim, é neste tipo de artigo científico que se pode utilizar as mais variadas fontes de dados.