Localizado no coração do deserto do Saara, o Tassili n’Ajjer, cujo nome significa “planalto entre rios” no idioma berbere, abriga uma das mais extraordinárias coleções de arte rupestre pré-histórica do mundo. Este sítio arqueológico, transformado em parque nacional e considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é uma verdadeira cápsula do tempo, com mais de 15 mil pinturas e gravuras que narram a evolução das comunidades humanas na região desde 6000 a.C.

Tassili n'Ajjer: O Santuário Rupestre que Conta a História do Saara

Tassili n’Ajjer: O Santuário Rupestre que Conta a História do Saara

As imagens, meticulosamente desenhadas com tintas naturais, oferecem um vislumbre vívido do cotidiano, revelando atividades agrícolas, cenas de caça, cuidados com animais e celebrações. Detalhes impressionantes nas figuras antropomorfas fornecem pistas sobre vestimentas, adereços e utensílios utilizados na época, e surpreendentemente, apresentam semelhanças notáveis com trajes tradicionais de grupos contemporâneos da África.

Tassili n'Ajjer: O Santuário Rupestre que Conta a História do Saara

Tassili n’Ajjer: O Santuário Rupestre que Conta a História do Saara

Além da rica representação da vida diária, o Tassili também abriga figuras zoomorfas, que mostram uma variedade de animais, desde cabras e vacas até antílopes e girafas, inseridos em contextos de caça e cenários domésticos.

Apesar das interpretações arrojadas de alguns exploradores, que sugeriam contatos com seres de outros planetas, as teorias sobre uma possível influência extraterrestre foram refutadas por estudiosos. No entanto, essas imagens notáveis continuam a fascinar e contar uma história única da humanidade no Saara ao longo dos séculos.

[Fontes: UNESCO, National Geographic, História Viva]