A origem do café é bastante antiga e não pode ser atribuída a uma única pessoa. Acredita-se que o café tenha sido descoberto por volta do século IX na região da Etiópia, onde os habitantes locais notaram os efeitos energizantes das sementes de café.

A lenda mais conhecida sobre a descoberta do café é a de um pastor chamado Kaldi, que percebeu que suas cabras ficavam mais animadas depois de comer os frutos vermelhos de uma determinada planta. Ele experimentou os frutos e também experimentou uma sensação revigorante. Kaldi então compartilhou sua descoberta com monges locais, que começaram a usar a planta para se manterem alerta durante longas sessões de oração.

A partir da Etiópia, a prática de consumir café se espalhou para a Península Arábica e eventualmente para o resto do mundo. O café tornou-se uma parte importante da cultura em muitas sociedades ao longo da história. Assim, não há uma única pessoa que possa ser creditada com a invenção do café, mas sim uma série de descobertas e desenvolvimentos ao longo do tempo e em diferentes regiões.