Como diz o ditado popular, levar choque ao bater o cotovelo é sinal de “amor de sogra”, mas o que diz a ciência sobre isso? Por que uma leve batida gera uma sensação tão ruim?

De acordo com estudiosos, a batida normalmente acontece na parte interna do cotovelo, onde nos apoiamos. Depois desse impacto, o nervo chamado ulnar cria uma sensação de descarga elétrica.

Como você sabe, os nervos devem transmitir mensagens por meio de impulsos elétricos até o cérebro, então para cada sensação que tivermos existe um padrão elétrico de milésimos de volt. Quando o nervo ulnar é pressionado pela batida, a descarga liberada e transmitida ao cérebro segue o mesmo padrão de descarga que codifica um choque elétrico real.

Esse nervo fica em um lugar subsuperficial, sem nenhum músculo que o proteja, por isso sentimos tanta dor e desconforto quando batemos essa parte do corpo.

Além do choque, essas batidas também causam formigamento, frio ou calor na mão e antebraço. Tudo isso porque a ação causa uma compressão do nervo, assim diminuindo a sensibilidade da mão.