Recentemente Jay-Z e outros astros da música internacional se uniram para o lançamento do TIDAL, um serviço de streaming de músicas. A ideia é que os próprios artistas sejam donos da plataforma, e a vontade de desenvolver esse novo serviço surgiu do descontentamento por parte de um grupo de artistas já que acreditavam estar recebendo um valor muito abaixo do esperado das plataformas já existentes como o Spotify, Deezer, Rdio entre outros.

Apesar de muitos cantores terem se unido a Jay-Z, outros não gostaram da novidade. Uma dessas exceções foi Lily Allen, que criticou fortemente o app e os artistas envolvidos.

“Eu amo muito o Jay-Z, mas o Tidal é muito caro se comparado a outros serviços de streaming perfeitamente bons. Ele pegou os maiores artistas e os colocou exclusivamente no Tidal. Isso vai fazer com que as pessoas voltem a baixar músicas piratas em torrents da internet“, disse Allen.

lily-allen2-e1427836837276

Lily ainda comentou que o serviço vai prejudicar artistas em ascensão.

“Artistas que estão começando agora vão sofrer com o resultado. Talvez eu não esteja entendendo alguma coisa [Tidal] e isso realmente vai mudar e melhorar o mercado. Eu não acho que a música deva ser de graça, mas receio que nós tenhamos que nos adaptar conforme o mundo e as tecnologias avançam. Eu me importo com o futuro da música e não com a atual estrutura de negócios“, completou.

lilly-allen-3-e1427836974668

Ainda pelo Twitter, Lily Allen respondeu um usuário que a questionou, afirmando que o Tidal se diferencia pelo fornecimento de som em alta qualidade. Sua resposta para isso foi: “A alta qualidade não significa nada se seus headphones foram uma porcaria”. Acho que é o caso da maioria, né?

Vale lembrar que o Tidal possui dois planos nos EUA: Um com alta qualidade de som, por US$ 19,99, e outra com qualidade normal, por US$ 9,99.

Acredito que a opinião de Lily vai totalmente contra a da maioria dos artistas, já que é nítida que a maior parte deles querem mesmo é lucrar o máximo possível com suas obras. Porém mesmo indo contra a maioria, eu estou ao lado de Lily, já que o Tidal é caro, ou melhor, MUITO CARO se comparado a outros serviços similares.