Se você não conhecia os moais, conhecerá agora! Bom, no pacífico existe uma ilha cujo seu nome é Ilha de páscoa, ela foi descoberta em 1722 pelos europeus, mas apesar disso ela é uma província do Chile. O nome “Ilha de páscoa” foi dado por conta dessa província ter sido descoberta em um domingo de páscoa.

ilha-de-pascoa-moais-tricurioso

Agora TriCuriosos vamos aos moais! Os moais são gigantescas estruturas de pedra, elas formam estranhos rostos com um formato retangular.

ilha-de-pascoa-moais-tricurioso-4

A maioria deles não tem pernas, mas sim ombros e cabeças. O menor tipo de moai, o “moai tuturi (Rano raraku), mede 3 metros, já o maior, chamado de “moai rano raraku”, mede incrivelmente 20 metros, eles também podem variar no peso sendo de 1 tonelada até 27. O moai tuturi tem a exclusividade de ter pernas, e os rano raraku não tem as órbitas dos olhos desenhados e usam um estilo de chapéu que eu diria que é meio diferente.

ilha-de-pascoa-moais-tricurioso-1

A teoria mais aceita da construção dessas esculturas é que a antiga civilização de moai que morava ali teria construído e colocado todas as mais de 800 estruturas, a mesma teoria diz que os moais serviam como para-raios pois aquela área era bastante atingida por descargas elétricas

ilha-de-pascoa-moais-tricurioso-3

Algumas curiosidades:

– Os moais são considerados a 8ª maravilha do mundo

– Se você já assistiu o filme “Uma noite no museu”, certamente percebeu que no filme há um moai

-Em 2008 um turista tentou levar um pedaço da orelha de um dos moais e foi multado

Os moais intrigam muito os pesquisadores, pois como um antiga civilização poderia mover pedras com mais de 1 tonelada? E como foram construídos, afinal? Esse é mais um dos mistérios da humanidade… 🙂

Gostou? Não esqueça de deixa seu comentário!