Foi divulgado hoje pela NASA a primeira imagem feita pelo satélite DSCOVR de nosso planeta. Este satélite é um acrônimo de Deep Space Climate ObserVatoRy e foi lançado em órbita no mês de fevereiro deste ano com o objetivo de monitorar tempestades solares.

Esta sonda tem tamanho semelhante ao de uma geladeira e conta com câmeras de 4 Megapixels fixada em suas extremidades, elas também funcionam como telescópio. Este equipamento tem o nome de Earth Polichromatic Imaging Camera (EPIC) ou seja, Câmera de Imagens Policromáticas da Terra. A imagem que você pode ver logo abaixo (para ver em alta resolução, clique na foto) é a primeira de muitas que serão feitas pela sonda EPIC.

planeta-terra-sonda-epic-tricurioso-1

A trajetória da DSCOVR foi calculada com muito cuidado para que fosse posicionada em um dos “Pontos de Lagrange”, estes pontos foram calculados pelo famoso cientista Joseph-Louis Lagrange. Sua teoria mostrava que, em qualquer sistema planetário de dois corpos, existem pontos de equilíbrio onde um objeto pode orbitar a uma distância permanente em relação aos dois.

Assim, este satélite sempre estará entre a Terra e o Sol, registrando o lado que permanece iluminado pela nossa grande estrela de fogo. Ao mesmo tempo, ele poderá coletar e enviar dados sobre as atividades solares, alertando os técnicos da NASA a respeito de tempestades solares de 15 a 60 minutos antes desta atingir o planeta.

A tecnologia da NASA é incrível, não acha? Comente!