E se a arquitetura fosse a chave para acabar com a miséria de um vilarejo inteiro? Talvez você me chame de louca, mas foi isso que ocorreu na parte rural de Kaluga, na Rússia. Lá você encontra castelos, torres e até mesmo navios piratas, tudo isso construído a partir de materiais como madeira e vegetais.

Festival-Archstoyanie-tricurioso-6

Tudo isso começou em 1989, assim que o Muro de Berlim ruiu o artista Nikolay Polissky, junto com o arquiteto Vasily Shchetinin, resolveram fugir de Berlim e acabaram encontrando o vilarejo Nikola-Lenivets. Os dois ficaram completamente apaixonados pelo local, porém em função do momento político, lá haviam muitos desempregados que afundavam suas mágoas na vodka. Ao perceber a situação, Polissky decidiu que faria qualquer coisa para mudar a realidade do vilarejo.

Festival-Archstoyanie-tricurioso-3

Apesar da demora, finalmente em 2000 o artista conseguiu criar um projeto para construir obras naturais a partir de materiais ecológicos. Para torna-lo real, ele contratou os moradores do local e a construção foi sucesso total! Além de conseguir empregar os moradores, o local foi revitalizado com lindas obras de arte arquitetônicas.

Festival-Archstoyanie-tricurioso

Vendo ainda mais oportunidades neste local, em 2006 Polissky criou o Festival Archstoyanie. Todos os anos diversos artistas, designers e arquitetos são convidados a participar da construção de novas obras. A partir disso, além de aumentar a produção artística do local, agora Nikola-Lenivets se tornou um conhecido ponto turistico, movimentando a economia do vilarejo e empregando ainda mais pessoas. Para você ter ideia, só em 2014 a cidade recebeu mais de 40 mil pessoas!

Festival-Archstoyanie-tricurioso-5

Brilhante, você não acha? Comente!