As três luzes que atualmente organizam o trânsito de todo o mundo se completaram quando, em 1914, o oficial de polícia norte-americano William Potts adicionou a troca de cores, isto para os veículos andarem e pararem na cidade de Cleveland. O vermelho e o verde já haviam sido incluídos no primeiro semáforo do mundo, instalado em Londres em 1868 pelo engenheiro John Peake Knight. Antes do semáforo, Londres possuía um sistema manual de placas que era usado para orientar os trens, uma dizia STOP e a outra PROCEED.

semaforo-curiosidade-tricurioso-02

No inicio, Peake propôs que se usasse lampadas de gás, uma verde e outra vermelha, para que elas pudessem ser vistas com clareza até mesmo durante a noite. O problema com esse tipo de lâmpada é que, após três meses de funcionamento, elas começaram a explodir e, para piorar, um dos operadores acabou morrendo na época.

semaforo-curiosidade-tricurioso-01

Já as luzes automáticas foram criadas em 1912 por Lester Wire, um policial da cidade de Salt Lake City, porém acabaram sendo patenteadas por William Ghiglieri e instaladas na cidade de San Francisco cinco anos depois.

Como é bom conhecer o surgimento das coisas, você não acha? Eu adoro! Espero que você tenha gostado de aprender um pouco sobre a origem dos semáforos. Ah, não esqueça de deixar logo abaixo o seu comentário, e se puder compartilhe esta matéria com seus amigos. 🙂

Até breve!