O que parece uma ideia absurda e assustadora, talvez vire tendência no futuro. Acontece que uma nova rede social está entrando no mercado com uma proposta um tanto intrigante: Ela promete a imortalidade digital… ASSUSTADOR!

Esta rede se chama Eter9 e promete utilizar um robô virtual que analisa as postagens em vida, entende os gostos do usuário e continua postando em seu perfil mesmo após a morte do dono do perfil. Ou seja, se você gosta de curiosidades, filmes e falar mal de política, mesmo depois que seu coração parar de bater seus gostos ainda serão compartilhados com sua rede de amigos. Outra ferramenta que continuará em funcionamento é o botão ‘sorrir’ (semelhante ao curtir do Facebook), já imaginou o quão macabro seria receber uma ‘curtida’ de um conhecido seu que já morreu? É bizarro!

rede-social-apos-a-morte-eter-9-tricurioso

A Eter9 é bastante semelhante a rival utilizada por todos nós, ela também tem um feed de notícias e um “córtex” semelhante a rede de Mark Zuckerberg. Ela também possui robôs chamados “Niners” que mantem seus níveis de engajamento mesmo quando você está offline, ou seja, não são necessários comandos feitos por seres humanos, a rede social fará tudo por você.

Henrique Jorge, português que criou o projeto, comemora seus 5 mil usuários ainda em versão beta. Segundo ele, ainda é necessário um aperfeiçoamento de seu sistema-robô para que ele consiga aprender os hábitos de seus usuários mais rapidamente, no momento a capacidade do Eter9 ainda é bem pequena. Para quem não sabe, o Facebook também criou um sistema semelhante onde você pode apontar um herdeiro para sua conta, assim quando você morrer, outra pessoa pode continuar postando em seu lugar.

rede-social-apos-a-morte-eter-9-tricurioso-2

Acredito que isto esta passando bastante dos limites, pois qual é a real utilidade de ter um perfil que perdura a existência de uma pessoa mesmo quando ela já não está mais entre nós? Acho isso extremamente bizarro! E você? Comente!