Quem nunca esteve em uma aula insuportável de física esperando ansiosamente que ela terminasse, porém sentindo que os minutos não passavam, mas sim se arrastavam? Ou ainda estava viajando, se divertindo, e os dias simplesmente voaram fazendo com que a volta para casa chegasse mais cedo? Pois é, isso acontece constantemente em nossas vidas, momentos tediosos passam devagar e momentos prazerosos passam muito depressa.

Eu gostaria muito de saber o que causa isso, para assim tentar impedir o processo, porém a ciência ainda não descobriu a causa exata desta sensação. Existe uma hipótese bastante aceita pela comunidade científica que diz que esta impressão que temos é causada pela quantidade de informações que recebemos, quanto mais informações, mais rápido o tempo passa.

tempo-passa-rapido-e-devagar-tricurioso-1

Em uma viagem, por exemplo, tudo é novidade, o local, as experiências, as pessoas, enfim… Tudo! Assim, a impressão que temos é de que as horas passam como segundos que nos arrastam rapidamente a nossa rotina. Agora, em uma aula de física, quando as informações não nos interessam, são repetitivas ou tediosas, os segundos se transformam em horas.

Outra teoria bem aceita tem relação com nossas idades, quando temos 12 anos parece que levará uma eternidade para atingirmos a maioridade, isto porque os 6 anos que ainda lhe faltam são correspondentes a metade da vida desta criança. Agora, quando se tem 60 anos, 6 anos são apenas 10% de sua vida já vivida, por isso passa mais depressa, quanto mais velhos ficamos a sensação de tempo vai ficando ainda mais rápida.

tempo-passa-rapido-e-devagar-tricurioso-2

Por último, ainda existe mais uma hipótese, esta fala a respeito de nosso novo estilo de vida rápido e acelerado. Nossas rotinas são rápidas, imediatistas, a tecnologia avança em uma velocidade atroz e assim, a humanidade se distancia de seu ritmo biológico inato, por isso hoje parece que o tempo esta passando mais depressa ainda. Quer um exemplo? Para mim, parece que foi ontem que o TriCurioso foi fundado, onde eu passei uma tarde inteira escrevendo curiosidades para alimentá-lo, porém o blog fará 6 meses no dia 19… Legal né? O tempo parece passar mais depressa para você também? Comente!