Que as tecnologias estão durando cada vez menos não é novidade, porém você acredita que seja uma conspiração? Especialistas dizem que não, as empresas não rotulam seus produtos com prazos de validade, o que acontece é que, para baratear o custo e ser competitivo no mercado, as marcas acabam utilizando alguns materiais que interferem na vida útil dos produtos.

Agora, você sabe quanto tempo durariam seus produtos se eles não se tornassem obsoletos em função do avanço ou da moda? Segue agora uma lista surpreendente:

Isqueiro – 5 meses

duração-do-isqueiro-tricurioso

Para fumantes que utilizam cerca de 20 cigarros/dia esta seria a duração exata, emitindo 3 mil chamas.

Lâmpada fluorescente compacta – 1 ano

duração-lampada-fluorescente-tricurioso

Segundo os fabricantes, este tipo de lâmpada dura de 5 mil a 10 mil horas acesas, apesar do Inmetro te-las testado provando que a grande maioria não passa das 2 mil horas.

Tênis – Um ano

duração-do-tenis-tricurioso

Isto se você andar cerca de 1,5 km por dia com ele, cada tênis dura em média 800 km de caminhada, depois disso a sola perde sua resistência, mas é claro que isso depende da marca e do seu peso também.

Smartphone – 3 anos

duração-do-smartphone-tricurioso

Sim, meu amigo, seu celular durará 3 anos – não o troque apenas por modismos. Acontece que a bateria do seu smartphone aguentará de 400 a 800 recargas, depois disto ela durará cada vez menos. Porém, antes da bateria ir para o céu das tecnologias, o processador do seu celular não aguentará aplicativos mais novos, fazendo com que você o queira trocar.

Geladeira – 20 anos

duração-da-geladeira-tricurioso

Ela pode não durar toda sua vida, porém com certeza aguentará por muito tempo antes de ser consertada, depois de 20 anos problemas no motor começam a surgir. Vale ressaltar que este defeito seria facilmente resolvido, porém vale mais a pena financeiramente comprar outra – e o planeta “agradece” ¬¬

Carro – 20 anos

duração-do-carro-tricurioso

Dependendo da manutenção, um carro pode durar muito tempo com você. Aos 10 mil km o filtro de ar começara a apresentar falhas, aos 20 mil km será as velas e a partir dos 40 mil km os amortecedores, porém estes problemas são facilmente remediados, é entre os 100 mil e 150 mil km que o carro começa a dizer adeus.

Televisão LCD/LED – 25 anos

duração-da-televisão-tricurioso

Isto caso ela tenha a mesma carga horária que um trabalhador – 8 horas – já que depois de 75 mil horas de uso a luz de fundo começa a ficar escurecida gradativamente até acontecer a queima. Este defeito tem conserto, porém com certeza você irá querer uma nova que vôe e produza batata-frita daqui 25 anos.

Livro – 50 anos

duração-do-livro-tricurioso

Porém, esta incrível ‘tecnologia’ pode durar séculos em certas condições. Os livros normais, de bolso, são impressos em papel-jornal, após o passar das décadas, as páginas começam a amarelar e ficar quebradiças. Já livros impressos em papéis melhores podem durar até séculos, porém, o manuseio acaba reduzindo este tempo.

Então, acalme-se… Não há uma conspiração, apenas imediatismo e modismo também… Ah! Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo!