O aperto de mãos é mais um na lista de gestos que fazemos todos os dias, porém não temos a mínima ideia de onde surgiram. Mas acalme-se, a partir de agora você poderá apertar a mão de todos sabendo exatamente como esse ato surgiu.

Quer dizer, não exatamente porque nem os pesquisadores sabem dizer ao certo. Acontece que foram encontrados diversos hieróglifos no Egito Antigo com deuses estendendo suas mãos para ceder poder a algum mortal ou ainda dar-lhes a bênção, por isso durante muito tempo acreditou-se que o costume teria vindo desta época. Porém, outros historiadores acreditam que o aperto de mãos surgiu lá na era pré-histórica, onde os homens da caverna estendiam suas mãos para provar que não estavam armados e que pretendiam ter uma relação pacífica com quem se estava cumprimentando.

como-surgiu-aperto-de-maos-tricurioso-1

A teoria faz sentido quando pensamos que as mulheres, em geral, não faziam este gesto, isto porque no início dos tempos quem carregava armas e lutava contra predadores era o homem. Mas há quem diga também que tudo surgiu, na verdade, durante a Idade Média já que antes de um duelo, os homens se abraçavam para provar que não carregavam consigo nenhuma arma escondida. Porém, como este gesto dava espaço para ataques pelas costas, foi trocado por um saudoso aperto de mãos.

Gostou desta informação? Achou interessante? Comente!!! 😀