BannerVideos

Antes de mais nada é importante conhecer a origem deste famoso conto. Antoine Galland foi o primeiro tradutor ocidental que trouxe esta história para o nosso lado do globo, porém pouco se sabe sobre sua real origem. Alguns estudiosos acreditam que ela tenha surgido no final do século 11, mas outros defendem que a história está registrada em papiros da antiguidade helenística quando havia a prática de roubos de tumbas egípcias. Independentemente de quem foi o primeiro a conta-la, sabe-se que o grande número de elementos europeus se deve a tradução de Gallard, que não foi extremamente fiel a versão original. Mas vamos a história dele então!

verdadeira-historia-aladim-euteconto-tricurioso-4

Aladim era um jovem nascido na China que era extremamente imaturo e arrogante, segundo o costume o rapaz deveria aprender o oficio do pai para que a família perpetuasse a profissão, porém Aladim era bom demais para ser alfaiate e continuou com esta posição mesmo após a morte de seu pai. Aos 15 anos, ele se recusava a trabalhar ou ajudar sua mãe, tudo o que sabia fazer era sonhar com o dia que seria rei e que teria centenas de servos fazendo suas vontades. Até que, certo dia, um feiticeiro o encontrou e lhe fez uma proposta. Este mago precisava de uma lamparina específica para que pudesse ampliar seus poderes e tornar-se quase invencível, este objeto encontrava-se em um jardim encantado secreto que continha também muitas joias e ouro. Então, o feiticeiro prometeu que, se Aladim encontrasse e trouxesse a ele esta lamparina, receberia grande fortuna. Pouco ambicioso, o jovem aceita na hora, assim recebendo um anel mágico para sua proteção.

verdadeira-historia-aladim-euteconto-tricurioso-2

E assim foi ele caverna a dentro, espantando-se com tanta riqueza na qual ele mal poderia tocar. Assim que achou o dito objeto após muito custo, ele sai animado para fora da caverna quando é emboscado e o feiticeiro o tranca naquela gruta, porém Aladim também era muito esperto e quando foi jogado para dentro, agarrou a lamparina com toda sua força e a trouxe com ele. Desesperado, começou a olhar por todos os cantos na tentativa de encontrar uma saída e, sem querer, acaba esfregando de leve a lamparina e é surpreendido. Um maravilhoso gênio sai de dentro dela e diz que lhe concederá 3 desejos, Aladim pede imediatamente que possa sair daquela caverna e casar-se com Badroulbadour a princesa cujo nome é impronunciável. Assim, Aladim torna-se homem, rei e tem seus sonhos realizados, vivendo feliz para sempre com sua nova esposa.

verdadeira-historia-aladim-euteconto-tricurioso-1

Mas como o ‘para sempre’ geralmente não dura muito, logo o feiticeiro armou mais um plano para conseguir sua sonhada lâmpada, para isso ele se disfarçou de mercador e propôs a nova rainha que trocasse a velha e sem brilho lamparina de seu marido por uma nova e reluzente. Acreditando que Aladim ficaria muito feliz, ela o fez, mas logo pode ver as consequências. O primeiro pedido do feiticeiro ao gênio foi transferir o castelo onde a família real vivia para sua terra, o Magreb africano. Felizmente, Aladim havia guardado aquele anel de proteção e pediu que fosse transportado ao Magreb onde assassinou o feiticeiro e trouxe de volta seu palácio, podendo mais uma vez tentar viver feliz para sempre com sua esposa, palácio, súditos e tudo o que sempre sonhou. Porém, para a infelicidade da nação, aquele feiticeiro tinha um irmão muito apegado que começou a tramar sua vingança, queria a todo custo matar Aladim e tomar seu reino. Assim, ele assassinou uma curandeira local bastante conhecida e usou suas vestes para se disfarçar e se infiltrar no castelo, porém o gênio alerta Aladim que há um intruso no castelo e, rapidamente, o jovem luta até a morte com ele e, finalmente, pode aproveitar a eternidade ao lado de sua linda esposa.