A pergunta título deste artigo poderia ter inúmeras respostas, mas todas partiriam de um único princípio: o brasileiro está cada vez mais bem informado. No mundo globalizado, onde temos acesso aos mais variados assuntos através da internet, informações sobre alimentos, saúde, bem estar e qualidade de vida é o que não falta para nos orientar.

O Brasil, um país conhecido mundialmente pelo culto à aparência, está mudando a sua cultura e melhorando a visão sobre a relação corpo x saúde. Hábitos saudáveis nunca estiveram tão em alta como agora. Eles envolvem atividades físicas, prevenção de doenças e, principalmente, alimentação saudável.

A boa saúde está no prato

O aumento do consumo de alimentos que fazem bem à saúde é a grande preocupação quando vamos escolher nossas refeições. Dietas absurdas são coisas do passado, pois hoje, as pessoas estão mais conscientes em conectar alimentos saudáveis e dieta, encontrando a forma ideal de se alimentar sem prejudicar o bem estar do corpo. Manter afastado qualquer tipo de doença é mais importante do que ficar magro e bonito. A “beleza”, sinônimo de magreza a todo custo, foi deixada em segundo plano.

Para manter uma dieta saudável e melhorar as defesas do organismo é preciso consumir moderadamente alimentos variados, aproveitando todos os nutrientes que eles oferecem. A alimentação deve ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais, que são encontrados em todos os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas.

Para os grupos que optaram por seguir dietas diferenciadas como os vegetarianos, veganos, ou ainda os que necessitam de retirar glúten ou lácteos da alimentação, também é possível alcançar níveis totalmente saudáveis em alimentos bem substituídos.

alimentos-saudaveis-pedidosja-tricurioso-1

Tudo isso parece difícil, pois requer mais idas ao supermercado, feiras, etc. Para quem tem tempo e gosta de preparar seu alimento é um tempo muito bem investido. Mas, para quem não consegue ir para a cozinha, existem muitos restaurantes de comida saudável oferecendo um cardápio extenso de comida saudável.

Além disso, a cultura da conveniência tem crescido muito no Brasil e está sendo facilitada principalmente pelos aplicativos de pedido de comida nos smartphones. Aplicativos como PedidosJá, por exemplo, oferecem uma grande variedade de restaurantes e lojas de fast-food com menus de comida saudável delivery, além de restaurantes e cafés com cardápios totalmente dedicados à saúde e até mesmo distribuidores de alimentos para a saúde. Sendo assim, não existe motivo para não trazer variedade e qualidade às refeições do dia a dia, tanto em casa, quanto no trabalho. Manter a saúde mudando os hábitos alimentares garante uma vida de bem estar e beleza em qualquer idade.

O mercado brasileiro de alimentos saudáveis

O setor voltado a alimentos saudáveis no Brasil, apesar da crise, está em franco crescimento. Nos últimos anos, a busca das pessoas por um estilo de vida saudável foi o estímulo para empresas do setor colocarem seus produtos no mercado nacional.

Segundo a agência de pesquisa norte-americana Euromonitor, o país é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis. Em 2015, o volume de vendas foi de US$ 27,5 bilhões e, entre 2009 e 2014, registrou um crescimento de 98% neste setor.

Entre as opções saudáveis, encontramos no mercado brasileiro variedades de alimentos light e diet (itens que apresentam em sua composição menor quantidade ou são isentos de sal, açúcar e gordura), vegetais e integrais (produtos que possuem maior quantidade de fibras, vitaminas e nutrientes), e os livres de glúten e lactose.

E você? É saudável ou não consegue trocar o cheeseburger por salada? Comente!