Tudo aconteceu no Mississippi Department of Archives and History onde uma múmia era exposta a mais de 40 anos como relíquia, no início dos anos 20 o lugar recebeu como doação diversos artefatos antigos e dentre eles estava esta curiosa múmia. Então, estes itens foram exibidos até 1967 sem jamais haver nenhum tipo de desconfiança de sua autenticidade, isto até que o estudante de medicina Gentry Yeatman solicitou autorização para examinar o artefato. Assim que recebeu a múmia, seu primeiro ato foi fazer um raio X que revelou algo perturbador.

dummy mummy tricurioso 1

A múmia era inteiramente feita de papel machê em uma estrutura de madeira fixada por pregos, no seu interior haviam ainda mais pregos além de ossos de animais e trechos de um jornal alemão de 1898. Na tentativa de se defender, os especialistas do órgão responsável alegaram que itens arqueológicos tem sido intensamente forjados e repassados como se fossem autênticos, assim tentando justificar o injustificável. Até porque vale lembrar que inúmeros especialistas viram a peça ao longo dos anos, mas foi preciso que um aluno de medicina percebesse que haviam trechos de jornais se soltando da ‘múmia’.

dummy mummy tricurioso 2

Quando revelado que a peça era falsa, a múmia recebeu o carinhoso apelido de Dummy Mummy, porém surpreendentemente o objeto continua sendo exposto no museu ao menos por um dia no mes de outubro quando ocorre uma tradicional feira chamada State Fair, isto porque o povo de lá ainda tem orgulho por ter tal falso objeto.