BannerVideos

Ao nascer, Maui foi envolto nas mechas do cabelo de sua mãe e colocado por ela no mar para perecer, porém o pequeno bebê foi felizmente salvo pelo sol, assim podendo voltar a sua mãe novamente. As lendas Maori narram que o ser humano ter perdido a imortalidade tem total ligação com Maui, conta-se que durante uma viagem ao mundo subterrâneo o semideus teria encontrado a deusa da morte chamada Gigante.

Lá estava ela dormindo quando Maui tenta entrar em seu corpo por acreditar que assim irá conquistar a imortalidade. Quando começa a se despir, pede para que suas companheiras aves façam total silêncio, então se posiciona e adentra o corpo da deusa. Porém, neste momento, um dos pássaros começa a rir quando Maui fica preso sem conseguir entrar mais ou sair, assim acordando a deusa que enfurecida o mata.

moana verdadeira historia tricurioso 3

Também existe outra versão deste mito que conta que o pai de Maui o incentiva a entrar na deusa a partir de seu órgão genital e sair pela boca para que assim conquiste a sonhada imortalidade, porém também há com ele uma ave que começa a rir e condena Maui a morte, sendo esmagado pela deusa. Por essa transgressão ao corpo de Gigante e também a imensa falta de respeito todos os seres humanos perderam sua imortalidade. Maui viveu diversas aventuras que são contadas pela mitologia, dentre elas existem algumas extremamente notórias. Certa vez Maui saiu para pescar com seus irmãos em alto-mar, porém como estavam sem sorte resolveram dormir. Maui não se deixou abater pela falta de sucesso e então manteve-se acordado e lançou novamente seu anzol em alto mar. Pouco tempo depois teria ele fisgado um enorme peixe que, enquanto puxava com imensa força, descobriu ser uma ilha.

moana verdadeira historia tricurioso 1

Porém, como a luta e a força para puxar o pescado foram tão grandes e intensas a ilha acabou se partindo ao meio e fugindo. Maui não desistiu, jogando o anzol novamente e aguardando com atenção quando pescou novamente a ilha e desta vez a agarrou com tamanha força que a tirou parcialmente de baixo d’agua. Assim se formou a Ilha que, em tradução livre, significa O Peixe de Maui, local onde o povo Maori teve sua origem e também onde sua canoa encalhada e seu anzol tornaram-se uma grande enseada.

Existe outra grande aventura de Maui que teve grande importância, certa vez o herói foi em busca da heroína Mahui-iki nos subterrâneos para roubar-lhe o fogo. Segundo conta a história, Maui exigiu que ela retirasse todas as suas unhas incandescentes e eram a fonte do fogo. Ao retirar a última delas a heroína a atirou no chão causando um grande incêndio. Então Maui age rapidamente invocando que chovesse para que o incêndio fosse apagado.

moana verdadeira historia tricurioso 2

Quando isto finalmente ocorreu, Mahui-iki recuperou algumas brasas e as arremessou contra às arvores que queimaram e assim revelando que madeira poderia ser utilizada para alimentar o fogo. Em resumo, Maui era um semideus trapaceiro, pequeno, forte e tinha diversos poderes como desacelerar a passagem do Sol pelo céu, ou seja, diferente do que vimos em Moana, Maui não era um Deus e também não era obeso. Houve a grande polêmica de que a Disney estaria estimulando estereótipos sobre o povo que vive , tendo causado muita revolta por lá contra a animação.