Não é raro estar quase pegando no sono e ser surpreendido por um engraçado espasmo, porém por que isso acontece? Este fenômeno se chama espasmo hipnagógico e ocorre no período entre a vigília e o sono, ou seja, quando você está começando a dormir. Ele pode acontecer de maneira espontânea ou ser estimulado através de sons, luzes ou ainda outros estímulos externos.

Algumas pessoas também dizem que estes espasmos ocorrem associados a alucinações, sonhos, impressão de quedas e barulhos vindos direto de sua cabeça. Estudiosos dizem que cerca de 60 a 70% dos seres humanos possuem espasmos hipnagógicos, porém como ocorrem logo nos primeiros estágios do sono existe a possibilidade de você não lembrar no dia seguinte que o teve.

O motivo para ocorrer ainda é incerto, porém alguns pesquisadores creem que fatores como estresse, ansiedade, fadiga, excesso de cafeína e privação do sono façam com que estes espasmos sejam mais frequentes. Existe uma teoria que sugere que os espasmos hipnagógicos sejam uma parte natural na transição do corpo em alerta para o descanso, assim acontecendo quando os nervos têm uma ‘falha de ignição’ ao longo do processo. Outros dizem que o motivo tem cunho evolutivo, como se fosse um tipo de reflexo primata que provocaria o relaxamento dos músculos ao adormecer, assim fazendo o cérebro acreditar que o relaxamento era um sinal de que o primata estaria caindo de uma árvore.

E você, já teve estes espasmos? Em qual teoria acredita? Comente!!! 😀