Certamente você já viu escrito em alguma cafeteria ou nas estantes dos mercados o tal Grão 100% Arábica, mas o que é isso afinal?

Existe uma espécie de café chamado Coffea arabica, ele é produzido em altitudes maiores com plantios acima de 800 metros do nível do mar, no Brasil este grão é plantado em altitudes de 1200 metros. Apesar do grande risco de geadas, estudos mostram que a altitude tem um grande papel para determinar a qualidade do café, isto porque lá as temperaturas do dia e da noite são bastantes variadas, assim proporcionando um café de boa qualidade e com maior valor. Este grão produz um café mais encorpado e aromático, tendo menor teor de cafeína. É este o grão utilizado na produção dos famosos cafés gourmets.

o que e cafe arabica tricurioso 1

Porém não basta ser arábica para se tornar gourmet, este é um café exclusivo de alta qualidade que possui sabor mais acentuado, intenso e aromático, seu gosto deve ser equilibrado e fino. Em geral, este café e mais adocicado e garante um gosto mais agradável e prolongado. Por isso existem algumas regras que devem ser obedecidas para garantir a qualidade, são elas: Ser da espécie arábica em 100% dos grãos, possuir apenas de 4 a 12 defeitos a cada 300g (definindo o tipo 2 ou 3), sua classificação de bebida deve ser de mole para melhor e sua nota global deve ser acima de 8,2 de 0-10.

Mas e o nosso café solúvel de cada dia? Quando o assunto é qualidade, em geral este é o pior. No café comum, amostras de 300g de grãos chegam a possuir 350 grãos com defeitos, ele é plantado abaixo de 800 metros de altitude e é menos aromático, encorpado e possui sabor inferior. 🙁

Pois então, caso queira tomar um café matinal de qualidade será necessário abrir um pouco mais o bolso, hein? Gosta do grão arábica? Comente! 😀