Essa realmente me deixou chocada… Sabe aquela sensação meio psicótica que sentimos ao ver um filhotinho de gato lambendo a patinha? Sério, só de imaginar já me dá vontade de cerrar os dentes e de esmaga-lo de tanta fofura! Achava que era meio psicopata por sentir isso, porém graças aos maravilhosos pesquisadores da Universidade de Yale me sinto melhor.

Segundo um estudo feito por eles e publicado na revista Psycological Science é perfeitamente normal sentirmos este tipo de euforia descontrolada ao vermos um pequeno bebê de qualquer raça. O interessante é que logo após recebermos este estímulo de felicidade constante, outro impulso aparece nos dando vontade de esmagar a fofura que nos está sendo apresentada até a morte como nossa amiga Felícia do Tiny Toons.

Lá eles chamam esta louca reação de ‘cute aggression’ ou ‘agressão fofa’. Ela seria algo como um tipo paradoxal de sentimento que consegue ser simultaneamente positivo e negativo. Isso acontece também quando choramos de alegria/emoção ou rimos quando estamos nervosos. Este fenômeno tornou-se objeto de estudo pela primeira vez em 2012 quando as pesquisadoras Rebecca Dyer e Oriana Aragon fizeram um interessante experimento.

cute agression tricurioso

Cuidado! Imagens fortes…

Eles reuniram 109 pessoas e lhe deram um grande pedaço de plástico-bolha na expectativa que quando estas pessoas vissem imagens de bichinhos engraçados, neutros e lindos começassem a estoura-lo. Porém o que aconteceu foi surreal, as pessoas ficaram fora de si! Surtaram! Através deste estudo elas também constataram que o ser humano fica ainda mais agressivo quando objeto que provém fofura está bastante distante.

Eles também descobriram que bebês são os responsáveis pelas maiores reações de ‘agressão fofa’, fazendo os voluntários cerrarem os pulsos e rangerem os dentes. Porém, vale ressaltar que esta agressividade toda vem apenas para neutralizar a sensação de felicidade imensa que sentimos. Fique tranquilo, você não irá matar nada lindo por isso. 😉

Gostou de descobrir que não é maluco(a)? Comente!!!!!!!!!!!!!