Curiosidades

Como foi que surgiram os pijamas?

Que pijamas são maravilhosos, confortáveis e fazem nos sentir nas nuvens nós já sabemos, porém como foi que ele surgiu? Descubra agora! 😉

Até a Idade Média não existiam pijamas e as pessoas em geral dormiam nuas mesmo ou usando parte dos trajes que já haviam lhe acompanhado durante todo o dia. Foi só durante o século 16 que o costume mudou, surgindo o primeiro modelo de pijama que era composto por uma camisola e uma touca para dormir.

Porém, durante o final do século 17 e início do 18 foram criados modelos de pijamas inspirados em roupas orientais, só que a moda não pegou. A ideia de usar um confortável pijama só realmente foi adotada por grande maioria durante a Era Vitoriana (1937-1901) através de modelos inspirados nas vestes de países de religião hindu.

No final do século 19 e após a revolução industrial já existiam grandes máquinas de costura e indústrias têxteis trabalhando para vender cada vez mais, assim influenciando e mudando os costumes da população mundial. Durante a metade do século 20 já existiam pijamas como conhecemos hoje, feitos em tecidos leves como seda e flanela, com estampas e cortes bacanas. Os mais famosos entre os homens eram o xadrez e listrado.

Porém foi só após a intervenção da conhecida (e maravilhosa) estilista Gabrielle Coco Chanel que não só homens puderam usar as confortáveis calças de flanela. Era a vez das mulheres estrelarem o mundo dos pijamas e foi Coco Chanel a primeira a criar modelos para este público em 1920 causando grande polêmica. Vale lembrar que foi esta mesma estilista a primeira a criar calças femininas, peça que antes só poderia ser usada por homens.

Legal, não acha? Comente! 😀

Participe! Deixe seu comentário...

Você também pode gostar de