Apesar de Sílvia Renata Sommerlath ter nascido em Heldelberg, Alemanha, a rainha nascida em 23 de dezembro de 1943 é filha de uma brasileira, Alice Soares de Toledo. Seu pai também é alemão, seu nome é Walther Sommerlath e foi presidente da subsidiária brasileira da Metalúrgica Hoddemolm. Seu avô materno foi Artur Floriano de Toledo, filho do rei Afonso III de Portugal e sua amante Maria Peres de Enxara. Já deu para perceber que esta família possui boas histórias.

Sílvia viveu em São Paulo durante boa parte de sua infância quando em 1957 retornou a Alemanha Ocidental, tendo recebido sua educação e cultura formadoras aqui no Brasil. Ela teve uma carreira profissional interessante, trabalhando junto ao consulado argentino em Munique durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972. Também trabalhou como diretora de protocolo nos Jogos de Inverno em Innsbruck, Áustria e foi comissária de bordo por algum tempo.

rainha silvia da suecia tricurioso

Foi durante os Jogos Olímpicos que Sílvia conheceu o príncipe herdeiro Carlos Gustavo da Suécia e durante uma entrevista lhe disse que os dois combinavam bem. Então, quando o Rei Gustavo VI Adolfo faleceu em 1973, Carlos Gustavo tornou-se rei, mas foi em 12 de março de 1976 que ele e Sílvia anunciaram seu noivado. Três meses depois no dia 19 de julho os pombinhos se casaram, a cerimônia ocorreu na Catedral Storkykan de Estocolmo e foi o primeiro casamento de um Rei já em poder desde 1797. Vale lembrar que caso tivessem se casado enquanto o Rei Gustavo ainda estava vivo, ele perderia o direito ao trono.

Sílvia é reconhecida pela simplicidade e simpatia, sendo admirada por cumprir suas obrigações e também pelo seu engajamento com atividades sociais importantes. Em 1999 fundou a World Childhood Foundation para promover melhores condições de vida e de defesa do direito das crianças contra a pobreza e o abuso sexual.

Gostou de conhecer a história da Rainha Sílvia? Comente! 🙂