Saúde

Comer miojo faz mal a saúde?

Comer miojo faz mal a saúde?

Quem não cai nas graças da preguiça e come um enorme prato de massa miojo pelo menos uma vez na semana? Práticos e deliciosos, esses macarrões instantâneos estão presentes em todas as casas, porém será que este é um hábito saudável?

Pesquisadores dizem que comer massa miojo pode aumentar o risco de alterações metabólicas que são diretamente ligadas à doenças cardíacas e acidente vascular cerebral nas pessoas. Para fazer essa descoberta, o doutorando de Harvard Hyun Shin e sua equipe fizeram uma análise de 11 mil adultos que vivem na Coreia do Sul, eles tinham idade entre 19 e 64 anos. Foi escolhida a Coreia do Sul já que lá é um dos países líderes em consumo de massa miojo do mundo, consumindo 3,4 bilhões de pacotes do macarrão segundo dados de 2010.

Para chegar aos resultados os participantes tiveram de contar o que comiam diariamente e foram divididos em dois grupos, dos que tinham uma dieta centrada em alimentos saudáveis e dos que tinham dieta centrada em alimentos fast-food, isso além do número de vezes que comiam massa miojo por semana.

Após um acompanhamento de algum tempo foi constatado que mulheres que comiam mais miojo tinham maior propensão a desenvolver síndrome metabólica. Pessoas com esta síndrome podem ter pressão arterial alta ou ainda níveis elevados de açúcar. Vale lembrar que estes são os primeiros passos para desenvolver problemas como diabetes e riscos de infarto.

Felizmente para os homens esta síndrome metabólica não se desenvolve no sexo masculino, isso por algumas diferenças hormonais e no metabolismo. Mas mesmo assim, toda miojo traz consigo altos teores de gordura saturada e carga glicêmica que podem causar sérios problemas de saúde. Por isso vale lembrar que não é um alimento indicado para ser base alimentar de ninguém, porém comer uma vez que outra não fará grande mal.

Gostou da informação? Come muita massa miojo? Comente!

Leia Também: