No dia 01 de fevereiro de 1974 ocorreu o terceiro maior incêndio do país, o edifício Joelma pegou fogo, causando a morte de mais ou menos 188 pessoas e deixando mais de 300 feridos.

Tudo começou quando um funcionário ouviu vidros quebrando no 12º andar do prédio, às 8 horas e 45 minutos, quando foi verificar avistou o incio de um incêndio, o ar condicionado estava pegando fogo, então foi buscar o extintor para acabar, até então, como o mini-incêndio. Quando voltou ao local, era tarde de mais, o fogo já havia tomado conta do apartamento.

Desesperado, o funcionário foi avisar as pessoas que estavam no andar de cima para descerem, pois estava ocorrendo um incêndio, quando foram descer, o fogo já havia se alastrado mais, impossibilitando a passagem.

Ás 8 horas e 49 minutos o 13º andar é atingido pelo fogo e é nesse ponto em que o pânico começa. Sem ter como descer as escadas e assim sair do prédio, muitos tentaram se refugiar em parapeitos nas janelas e até banheiros, outros subiram até o 25º andar onde havia duas saídas para o terraço, a intenção deles era ser socorridos por helicópteros. As pessoas que não tinham mais esperanças de sobreviver simplesmente pulavam do prédio. Muitas lendas rodeiam o local até hoje, que tal conhecer algumas? Vamos lá.

Caso Volquimar

Volquimar Carvalho dos Santos, era professora e trabalhava no 23º andar do edifício, acabou falecendo no incêndio. Volquimar teria “aparecido” para avisar a sua mãe, dizendo para ela não chorar, pois estaria indo para um “lugar melhor”.

O caso das 13 almas

Durante o incêndio treze pessoas morreram carbonizadas, abraçadas dentro do elevador, os corpos nunca foram identificados. Os 13 corpos foram enterrados no cemitério Vila Alpina, um ao lado do outro, um jardineiro do local alega que ouvia gritos vindos dos túmulos, então começou a regar as campas com água para que os gritos parassem. Quase sempre podemos ver um copo d’água em cima de cada sepultura, como visto na foto:

tumulo treze almas joelma 4

O que você achou do mistério? Quer conhecer mais um pouco? Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=UWMmWet6a7o