Dependendo da idade que você possui hoje, talvez nunca tenha acessado aos primeiros sites que foram colocados online. Nos primórdios nada era como hoje você conhece. Esqueça os layouts tecnológicos, belas imagens com efeitos de entrada e cores para todos os lados. No princípio, tudo era como uma grande página em branco com alguns breves textos e hiperlinks.

Quem começou tudo isso foi Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) com seu trabalho chamado The Project. Berners-Lee é conhecido como o pai da Web, isto porque em 1991 foi ele quem colocou online o primeiro site. Seu domínio na época era http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html e existe até hoje, acesse! O site foi colocado online em 6 de agosto daquele ano e lá é descrito em detalhes o que era, na verdade, a World Wide Web.

O grande objetivo da WWW era permitir que os profissionais do CERN pudessem trocar informações científicas de maneira fácil e simplificada através do computador. A ideia era não precisar estar na mesma sala para que os projetos pudessem seguir progredindo, bastava estar conectado a um servidor online. Este site que você pode acessar foi o primeiro teste para esta ideia inovadora, nesta página os usuários poderiam encontrar as informações e códigos necessários para criar suas próprias páginas online, isso além de descobrir referências bibliográficas e os contatos pessoas de quem estava trabalhando também.

WorldWideWeb TriCurioso

Outro fato bacana é que o info.cern.ch também pode demonstrar como funcionam os hipertextos aplicados à internet. Anos antes, em 1980 Berners-Lee já havia criado um conceito facilitador para compartilhar informações entre seus colegas de trabalho. Mas você deve estar se perguntando: Quais computadores e navegadores essa galera usava na época? Eu respondo!

Todo esse projeto foi desenvolvido usando um computador da NeXT, empresa do grande Steve Jobs fundada em 1985 quando ele foi obrigado a deixar a própria Apple. Na época, o sistema operacional NeXTSTEP era considerado muito bom já que era multitarefas e tinha orientação a objeto otimizada. Até mesmo o servidor de hospedagem era baseado em um computador da NeXT. E como bem sabemos, para que um site seja executado é preciso de um navegador. Na página criada pelo The Project tem várias indicações e informações sobre os diferentes navegadores disponíveis na época para as diversas plataformas como Macintosh, Unix e NeXT.

Mas hoje nós sabemos que tudo é bem diferente e é muito mais fácil ter seu próprio site. As possibilidades são inúmeras e as ferramentas estão cada dia mais simples de lidar e acessíveis a quem tiver interesse. Para você ter um site profissional você pode optar por aprender a utilizar as linguagens da programação e também a criar belos layouts ou utilizar algum dos CMS disponíveis hoje. Existem vários deles como Blogspot, WordPress, Tumblr e Wix.

Melhores CMS TriCurioso

No Wix, por exemplo, é muito simples criar um site bacana e profissional. Ele é uma plataforma gratuita que possui um editor arrasta e solta extremamente prático e fácil para qualquer um utilizar. A empresa também disponibiliza diversos templates semi prontos, um bom acervo de imagens gratuitas e são otimizados para dispositivos móveis. Você também pode registrar seu domínio por lá, assim garantindo maior credibilidade.

Por lá é possível criar tanto um blog quanto sites empresariais e lojas virtuais através dos mais de 200 aplicativos disponíveis. Você pode enviar faturas, criar integração com redes sociais, configurar formulários de contato e o que mais desejar. O mais bacana é que eles possuem um sistema de hospedagem seguro com suporte 24 horas e 7 dias por semana, isso além de configurações SEO e a garantia de que você pode fazer sozinho seu próprio site. Isto porque eles disponibilizam diversos vídeo-tutoriais para que você possa realmente ter total autonomia diante da ferramenta. Se mesmo assim tiver dúvidas, basta agendar uma ligação com o pessoal do suporte que eles auxiliarão você em todo o processo.

Site Gratis

E ao comprar seu domínio com o Wix você também poderá ter uma conta de e-mail personalizada, ou seja, [email protected]. Demais, não acha? A impressão que um e-mail personalizado passará para seus leitores e/ou clientes é de extrema credibilidade logo de cara.

Então, está esperando o que? Comece agora sua presença online! Basta criar uma conta gratuita no Wix para testar suas inúmeras funcionalidades e também deixar sua marca online. Inspire-se em Tim Berners-Lee e aproveite a alta tecnologia da plataforma para criar seu site incrível! E o melhor, sem precisar pagar um real por isso.