Sabe aquele dia que você acorda, vai trabalhar e se depara com um lindo arco-íris, mas já parou para pensar como ele se forma?

Temos duas versões para explicar esse fenômeno. O primeiro é que na mitologia grega acredita-se que o arco-íris é um rastro deixado pela filha de Zeus, a bela Íris para transmitir aos homens a mensagem de seu pai, Deus do Olimpo.

Mas claro que tudo tem uma explicação cientifica, não é mesmo? O arco-íris aparece quando o sol ilumina a umidade que esta suspensa no ar, após uma chuva, por exemplo.

Segundo a ciência quando um raio atinge a borda de uma gota d’água ou vapor a luz branca do Sol acaba sendo desviada e se decompõe nas sete cores que podemos apreciar no arco-íris, ou seja, nas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Cada uma das cores é refletida em um angulo diferente e acaba mudando de direção ao retornar para a atmosfera, sendo a vermelha a cor que se propaga mais rápido sendo deste modo a faixa superior do arco e a violeta como mais lenta consequentemente sendo a última cor do fenômeno.

arco íris 1

Gostou da curiosidade? Comente logo abaixo 😀