Curiosidades, Tecnologia

Quem inventou o Vídeo-Game?

Quem inventou o Vídeo-Game?

Os vídeo-games atuais possuem belos gráficos que chegam a parecer reais… Jogos com histórias marcantes sendo até comparadas com a de grandes filmes, mas se você acha que os primeiros vídeo-games já começaram com essa tecnologia está MUITO enganado. Hoje mostraremos o gênio por trás de tudo isso, o homem que inventou o vídeo-game!

O responsável por essa belezinha foi o engenheiro alemão Ralph Baer que, por meio de seus protótipos, deu origem ao primeiro vídeo game comercializado, Magnavox Odyssey, lançado nos EUA em 1972. Vale lembrar que mesmo que Ralph seja considerado o inventor do vídeo-game, na verdade ele foi o inventor do primeiro a ser comercializado.

No ano de 1940 Edward U. Condon desenvolveu uma especie de computador para expor em um evento mundial, o aparelho era capaz de jogar Nim, um jogo matemático, porém vencia 90% das vezes. Mais adiante em 1947,  Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray acabaram patenteando, segundo eles, um “aparelho de diversão com tubo de raios catódicos”, o objetivo era acertar o alvo na tela atirando.

Já em 1950, Claude Shannon acabou escrevendo um artigo no qual ensinava a programar um computador para jogar xadrez, ainda no mesmo ano o cientista renomado Alan Turing acabou criando esse programa sendo continuado em 1952 por A. S. Douglas que criou o jogo de xadrez (OXO) no computador EDSAC.

Resumindo, não há um criador especifico, todos foram trabalhando cada parte até chegar no primeiro vídeo game.

(Ralph Baer)

E aí, gostou? Comente logo abaixo e não esqueça de compartilhar 😀

Leia Também: