Todos nós já fomos ao menos uma vez a praia conhecer o mar, ou pelo menos ouvimos falar do quão salgado ele é. Mas afinal, por que há tanto sal no mar? Nós explicamos!

A água do mar é formada por inúmeros tipos de sais minerais dissolvidos há mais de 500 milhões de anos. Eles surgem través da erosão da chuva, do vento, do mar, rios e também das rochas que ficam neste caminho. Dentre os minerais mais encontrados estão o cloro, sódio, potássio e também o cálcio. O cloreto de sódio, também conhecido como sal de cozinha, compõe cerca de 85% destes sais dissolvidos no mar.

Mas por que tanto cloreto de sódio? Primeiro, perceba uma informação importante. 84% da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos, porém apenas 77% do total dessas águas retorna ao seu mar de origem. Agora, quando falamos de rios a proporção é diferente. Apenas 16% da água evaporada do planeta provém dos rios, porém 23% retorna através das chuvas, é por este motivo que os rios devem correr para o mar, assim mantendo o equilíbrio do sistema.

por que sal mar tricurioso 1

É durante este percurso maluco que as águas carregam íons, átomos ou conjunto de átomos que saem das rochas e precisam se ligar a outros íons. Assim acaba se formando o cloreto de sódio. Porém, como este sal não evapora junto com a água, ele se mantem no oceano ficando acumulado. Por isso tem tanto sal!!! Legal, não acha? Estamos nadando em sal de 500 milhões de anos! 😀 O que achou? Comente! 🙂